Capital

Queda de teto de shopping foi causada por problema na calha, diz Bombeiros

Vinícius Squinelo e Mariana Lopes | 30/09/2013 17:48

A queda de placas de gesso do teto de três lojas, na praça de alimentação do Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande, foi causada por insuficiência na quantidade e tamanho dos extravasores da calha. Com o problema, o teto não suportou o volume de águas da chuva desta tarde, e “encharcou” o gesso, que acabou cedendo.

“O motivo da queda dos gesso foi que os dois extravadores da calha não suportaram o volume de águas, pois são poucos e pequenos”, explicou o capitão do Corpo de Bombeiros Kleber Arantes, que está no shopping.

O extravasor é uma peça da calha, que funciona como “boca” da mesma, e ajuda no escoamento das águas das chuvas.

Segundo Arantes, cada extravasor deveria ter pelo menos 150 mm, mas têm apenas 100mm cada. O Shopping Bosque dos Ipês terá 18h para aumentar o número de extravadores e também a dimensão de cada um, tempo que a praça de alimentação permanece interditada.

Só após o período, e se a instalação estiver correta, a praça de alimentação será liberada para funcionários e clientes.

A praça de alimentação foi isolada, porém o restante do Shopping dos Ipês segue funcionando normalmente.

Segundo Hélio Daher, chefe de operações da Defesa Civil da Capital, choveu 11mm na cidade hoje, porém não é prevista mais chuva forte hoje, apenas garoa. A Defesa Civil está no local para avaliar a situação.

Ainda há o risco de mais quedas de placas no shopping, caso ocorra mais alguma chuva forte, segundo o Corpo de Bombeiros.

Nos siga no Google Notícias