Capital

Queda de temperatura faz neblina encobrir céu de Campo Grande

Frio de 18ºC começa a mudar rotina; mínima é de 16ºC

Mayara Bueno e Yarima Mecchi | 31/05/2017 08:59
Dia virou noite no Parque dos Poderes, que está sob forte neblina. (Foto: Marina Pacheco).
Dia virou noite no Parque dos Poderes, que está sob forte neblina. (Foto: Marina Pacheco).
Neblina encobre o Parque das Nações Indígenas, nesta quarta-feira (31)(Foto: Marina Pacheco).

Com a temperatura em queda, nesta quarta-feira (31), algumas regiões de Campo Grande amanheceram encobertas de neblina, que se intensificaram por volta das 8 horas. 

No momento, os termômetros registram 18ºC, mas a temperatura ainda pode chegar a 16ºC, conforme previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A queda brusca fez com que moradores da Capital tirassem os casacos dos armários, assim como nos ônibus os passageiros mantendo as janelas fechadas. A previsão é de pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia. A máxima não passa dos 25ºC. 

Na região da Avenida Afonso Pena, próximo do viaduto da Avenida Ceará, a visibilidade é baixa, impossibilitando, por exemplo, de enxergar o Shopping Campo Grande e o Parque das Nações Indígenas. Nas ruas do Parque dos Poderes a neblina enconbre bastante o céu, fazendo que o dia pareça noite.

Ponto comum para atividades físicas, os altos da Afonso Pena estavam praticamente vazios. Quem, mesmo com o tempo fechado aproveitou para correr, se surpreendeu com a intensidade da neblina. Policiais militares que estavam na via afirmaram que foram “pegos de surpresa”, já que no começo da manhã a neblina era pouca. “Baixou demais de repente”, disse o policial João Carlos da Silva, 32 anos.

Na região do Santo Amaro e Vila Sobrinho, por volta das 7 horas, a neblina começou a se intensificar. No anel viário, na BR-163, região norte, a situação é a mesma, assim como o Lago do Amor, onde cai garoa fina e a neblina é forte.

Conforme o meteorologista Natálio Abrahão, nevoeiros são comuns no do fim do outono e meados de inverno. A causa é a diferença de temperatura entre o solo e o ar, explica. "Diferença entre o solo mais frio e o ar mais quente ai chama-se nevoeiro de advecção. Quando o solo está mais quente e o ar mais frio é o nevoeiro de radiação. Em ambos os casos a umidade é alta, acima de 80%".

Ainda de acordo a previsão, o dia com frio mais intenso será na sexta-feira (2), quando todos os municípios do Estado devem registrar temperaturas baixas, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul).

No vídeo abaixo, pontos da Afonso Pena onde a neblina encobriu.

 

Nos siga no