Capital

PS do Hospital Regional agora só atende pacientes graves e regulados

Já os menos graves passarão por uma sala de acolhimento montada no HR pela Sesau

Bruna Pasche | 31/10/2018 09:55
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, localizado no bairro Aero Rancho na Capital. (Foto: Arquivo)
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, localizado no bairro Aero Rancho na Capital. (Foto: Arquivo)

Apenas pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Campo Grande serão atendidos pelo Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, a partir desta quinta-feira (1°). Isso significa que os pacientes não podem mais procurar a unidade por conta própria. No local, será montada uma "sala de acolhimento", com funcionamento 24 horas, para triar os casos mais graves e redirecionar os mais leves para UPAs.

Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a medida foi acordada entre a prefeitura, o MPE (Ministério Público Estadual), o hospital e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), com objetivo de organizar e estabelecer protocolos de encaminhamento para regular o fluxo de pacientes no PAM (Pronto Atendimento Médico), do Regional e melhorar o atendimento à população.

Os pacientes passarão por triagem feita pela equipe de enfermagem para classificar a situação de cada um. Os avaliados como vermelho, laranja ou amarelo continuarão assistidos pelo hospital. Já quem for classificado como verde, azul ou branco será encaminhados para a sala de acolhimento instalada no hospital pela Sesau.

A sala é composta alternadamente por psicólogo, assistente social, enfermeiros e técnicos de Enfermagem.

Ao todo, o Regional possui 77 leitos de Pronto Atendimento, segundo informou a assessoria que não ainda retornou o questionamento sobre a expectativa de desafogar o PAM e melhorar o atendimento. 

“A alteração no atendimento do HRMS também foi comunicada ao CES (Conselho Estadual de Saúde), CMS (Conselho Municipal de Saúde), CRM (Conselho Regional de Medicina), CRE (Conselho Regional de Enfermagem) e Conselho Local do Hospital Regional”, concluiu a SES em nota.

 

Nos siga no