Capital

PS da Santa Casa também adota sinalização com tempo máximo para espera

Flávia Lima | 09/02/2016 17:57

O pronto socorro da Santa Casa da Capital também passou a utilizar sinalização de tempo de espera, que segue o protocolo de Manchester, e que já é utilizado pelo hospital. Pelo protocolo, após uma triagem baseada nos sintomas do paciente, o mesmo recebe uma classificação por um sistema de cores com cada uma correspondendo à gravidade do caso e a recomendação do tempo máximo para o atendimento. 

O sistema abrange cinco cores partindo dos casos mais graves com a cor vermelha para "emergência", passando pela alaranjada, amarela, verde e azul em uma escala decrescente de gravidade.

Com a instalação de placas informativas do protocolo adotado, a Santa Casa mantém os pacientes informados quanto a espera máxima a que será submetido

O que determina a ordem de atendimento é a necessidade e a urgência imposta pela enfermidade, segundo explica o médico responsável pelo Pronto Socorro Adulto, Alex Cunha Alonso.

A classificação é feita de forma técnica, e atribui aos casos mais graves a "emergência" com a cor vermelha e atendimento imediato. Aos casos classificados "muito urgentes" a cor alaranjada com um tempo de espera para atendimento recomendado de dez minutos, aos casos classificados como "urgentes" com a cor amarela e tempo de espera para atendimento recomendado de uma hora.

Os doentes cujo estado recebe a classificação "pouco urgente" com a cor verde têm o tempo de espera para atendimento recomendado de duas horas e, finalmente os classificados como "não urgente" com a cor azul que têm o tempo de espera para atendimento recomendado de quatro horas.

 

Nos siga no Google Notícias