Capital

Projeto quer semáforos intermitentes das 22h às 5h na Capital

Aline dos Santos e Luciana Brazil | 26/02/2013 16:39
Projeto quer semáforos intermitentes das 22h às 5h na Capital

Os semáforos de Campo Grande poderão ficar intermitentes, ou seja, piscando a luz amarela, das 22h às 5h. A proposta é da vereadora Grazielle Machado (PR), que apresentou o projeto de Lei 7.335/13.

Pelo texto, fica proibida a aplicação de multa por meio manual ou eletrônico no período, desde que respeitado o limite de velocidade da via. “É para ajudar a diminuir a violência. São Paulo foi referência para a formatação do projeto, lá existe desde 2000”, afirma a vereadora.

De acordo com ela, o projeto foi retirado de pauta para discussão em audiência pública. “Quero um projeto que beneficie a população, não que venha a aumentar o número de acidente”, salienta a parlamentar. A Prefeitura determinará em quais cruzamentos os semáforos continuarão em funcionamento.

Na justificativa ao apresentar o projeto, a vereadora cita a ação dos bandidos: “A incidência da violência nesses horários é tamanha e tem assustado os motoristas que se veem obrigados a parar ao sinal vermelho à noite, pois têm consciência que correm risco de morte ao respeitarem a sinalização de trânsito”.

Para o comandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), tenente-coronel Alírio Vilasanti, deve ser estimulada a cultura de respeitar o semáforo. Conforme ele, estatística da Segurança Pública demonstra que não há alta incidência de roubos em semáforos. “Chegam a essa ideia sem ter conhecimento aprofundado da estatística”, afirma.

De acordo com ele, é preciso ter em mente que a primeira obrigação do trânsito é a segurança das pessoas, depois a fluidez. Contudo, lembra que toda discussão sobre mudanças é bem-vinda e a questão pode ser analisada com mais profundidade.

 

Nos siga no