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Projeto Consulta Única realiza 63 mil procedimentos em dois anos de criação

Flávia Lima | 20/03/2015 13:09
Objetivo do atendimento é agilizar consultas e diagnósticos. (Foto:Divulgação)
Objetivo do atendimento é agilizar consultas e diagnósticos. (Foto:Divulgação)

O projeto Consulta Única, desenvolvido pela secretaria de Saúde, já fez mais de 63 mil procedimentos desde sua criação, em 2013. Como indicadores de atendimento, de março de 2013 até o final do mês de fevereiro deste ano, fora efetuadas 34.762 consultas ginecológicas, 10.760 coletas de material para exames preventivos, realizados 9.396 exames de ultrassonografia ginecológica e 8.328 orientações de planejamento familiar, dentre outros procedimentos.

Normalmente, a equipe do projeto Consulta Única faz o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) entre 13 e 21 horas. Os serviços são oferecidos às segundas e quartas-feiras, sendo 75 consultas médicas por dia, distribuídas em três horários de agendamento: 13h30 (25 consultas), 15h30 (25 consultas) e 17h30 (25 consultas);. Estão disponíveis 50 vagas para coleta de preventivo e até 30 vagas para realização de ultrassom ginecológico, demandado das consultas realizadas no dia. Todos os atendimentos são previamente agendados.

De acordo com a coordenadora do projeto, Maiara Rodrigues da Mota o atendimento tem como objetivo a prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero, orientações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar (vasectomia, DIU e laqueadura) e atendimento às gestantes. “É um projeto humanizado já atendeu em 38 unidades diferentes, sendo 22 Unidades Básicas e 16 Unidades de Saúde da Família”.

De acordo com o médico Quelpes Yuri Torres Chalegue Lalucci, ao fazer o exame clínico na paciente, é constatado se há a necessidade dos exames complementares como ultrassonografia, mamografia e exame de mama preventivo. “Aqui mesmo, a paciente faz os exames e retorna para saber o diagnóstico. Se preciso, eu prescrevo o medicamento e na segunda opção a paciente é encaminhada para fazer o procedimento cirúrgico. Este é um trabalho rápido e tem tranquilizado as pacientes que precisam dos tratamentos na rede pública de saúde”, completa o médico.
“O projeto já diminuiu as filas de pessoas que precisam de exames. Para se ter uma ideia, a fila para o exame de mamografia diminuiu para uma semana. Este é um avanço na saúde e queremos fazer”, ressalta o secretário de Saúde, Jamal Salém.

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