Capital

Procura de final de ano lota serviço de vistoria do Detran

Aline dos Santos e João Humberto | 20/12/2010 13:04
Sônia reclama de que não há serviços distintos para vistorias em caminhões e carros de passeio. (Foto: João Garrigó)
Sônia reclama de que não há serviços distintos para vistorias em caminhões e carros de passeio. (Foto: João Garrigó)

Filas quilométricas e muita espera marcam o fim de ano no setor de vitorias do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) em Campo Grande. Se de janeiro a novembro, a média diária é de 350 inspeções; no último mês do ano, quando se intensifica a compra e venda de veículos, as vistorias saltaram para mais de 500 por dia.

Na manhã desta segunda-feira, ao menos cem veículos aguardavam na fila. Depois de uma longa espera, a auxiliar de despachante Sônia Delilo, de 46 anos, reclama de que não há serviços distintos para vistorias de caminhões e carros de passeio.

Neste mês, vistorias saltaram para mais de 500 por dia. (Foto: João Garrigó)

Inicialmente, os diferentes veículos são divididos, mas voltam a se juntar em uma fila única para a vistoria. “O ideal é que os veículos não se cruzassem na mesma fila”, afirma. Enquanto a vistoria em um carro de passeio demora 5 minutos, a inspeção num caminhão leva mais do que o dobro do tempo: 15 minutos.

“A gente perde a manhã”, constata a médica Maura Hokama, de 45 aos, depois de quase uma hora de espera. “O que poderia facilitar é se o Detran oferecesse o serviço de vistoria em outras unidades. Aqui é longe”, enfatiza. A vistoria de veículos é realizada somente no Detran da saída para Rochedo, das 7h30 às 13h30.

Para o motorista de caminhão Paulo Bezerra da Silva, de 44 anos, além do aumento de compra e venda de veículos, o desejo de deixar “tudo em dia” para viagens de fim de ano contribui para aumentar a procura pelo serviço. “Ninguém quer ter dor de cabeça”.

Apesar das filas, a assessoria de imprensa do Detran informa que houve reforço no número de funcionários no setor, passando de dez para 15.

A assessoria também alerta que são exigidos dois documentos para a inspeção: comprovante de residência e recibo do veículo. Sem eles, a vistoria não é realizada.

Nos siga no