Capital

Primeiro atendimento para casos de gripe suína deve ser nos postos, orienta Trad

Paula Vitorino | 21/06/2012 13:02
Prefeito participou da abertura da Cidade das Letras,nesta manhã. (Foto: Minamar Júnior)
Prefeito participou da abertura da Cidade das Letras,nesta manhã. (Foto: Minamar Júnior)

O Prefeito Nelson Trad Filho reafirmou durante evento nesta manhã que o município está preparado para cuidar da gripe H1N1 e ainda garantiu: a saúde pública está mais preparada para atender pacientes com sintomas, orientando que o primeiro atendimento de pessoas com sintomas seja feito nos postos.

“Mesmo para quem tem plano de saúde particular, o posto de saúde é o melhor para fazer o primeiro atendimento das pessoas com sintomas”, afirmou.

Segundo o prefeito, os médicos e funcionários das unidades de saúde estão preparados para atender os pacientes, diagnosticando rapidamente a gripe, fornecendo as melhores recomendações para o tratamento e verificando quem precisa tomar a vacina.

Ele ainda confirmou que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) cogita a possibilidade de comprar mais vacinas contra a gripe caso seja necessário.

“Por enquanto ainda temos vacina, mas se acabar e for preciso podemos, sim, comprar mais”, diz.

Mas mesmo que mais vacinas sejam compradas a imunização continuará sendo feita apenas nas pessoas de grupos considerados de risco - crianças até 2 anos, idosos, gestantes, trabalhadores na área de saúde, indígenas, pacientes hipertensos, diabéticos, renais crônicos, portadores do vírus HIV e também quem tiver doenças respiratórias crônicas e graves.

O prefeito também ressaltou que os números são preocupantes, mas que o problema não é só de Campo Grande, mas nacional, já que no período de inverno a propagação do vírus é maior.

“A Saúde está em alerta, não se brinca com a saúde”, frisa.

Até agora foram registradas duas mortes, 12 casos confirmados e 48 notificações de H1N1 em Campo Grande. A Sesau ainda investiga a morte de uma terceira vítima pela gripe.

Nos siga no