Capital

Primeira cirurgia por telemedicina de MS será realizada no sábado

Amanda Bogo | 25/11/2016 15:01
Sala do Hospital Cassems de Campo Grande, onde será realizada a primeira cirurgia por telemedicina do MS (Foto: Ernesto Franco)
Sala do Hospital Cassems de Campo Grande, onde será realizada a primeira cirurgia por telemedicina do MS (Foto: Ernesto Franco)

A primeira cirurgia por telemedicina, procedimento onde informações e atenção médica à pacientes e outros profissionais são dadas usando meios de telecomunicações e tecnoligas de informação, de Mato Grosso do Sul será realizada no sábado (26), no Hospital Cassems de Campo Grande.

O procedimento realizado será uma cirurgia bariátrica, que será acompanhada por profissionais de saúde que participam do "II Jornada Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica e Metabólica".

Conforme o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, "A telemedicina é uma ferramenta importante que vai transpor as barreiras, inclusive geográficas, e vai melhorar a assistência à saúde, o acesso à informação e também para a educação médica, permitindo maior interação e dinamismo aos alunos", afirma.

James Camara e Carlos Aurelio Schíavon, especialistas em cirurgia do aparelho digestivo, serão os responsáveis pelo procedimento. "A demonstração tem o potencial de interatividade, permitindo que os profissionais da saúde que assistirão à cirurgia também possam discutir com a equipe durante o procedimento", explicou o presidente.

Alinhada a salas de grandes hospitais do país e do mundo, o ssitema da sala cirúrgica do Hospital Cassems de Campo Grande é controlado pormeio de tablets, e a cirurgia é exibida em duas telas de 80 polegadas, onde uma pode ser usada para exames de imagem e possibilita um sistema de comunicação entre a equipe médica.

Nos siga no