Capital

Presos do Instituto Penal atuavam em esquema de roubo de veículos do MT

Priscilla Peres | 17/08/2017 09:55
Operação é realizada nesta manhã em quatro estados. (Foto: Divulgação)
Operação é realizada nesta manhã em quatro estados. (Foto: Divulgação)

Cinco presos do Instituto Penal de Campo Grande são alvos de operação da Polícia Civil do Mato Grosso, contra o roubo e furto de veículos em quatro estados brasileiros. Todos são ligados a uma facção criminosa e ajudavam em um esquema que trocava carros por drogas e armas.

A operação Ares Vermelho foi desencadeada hoje com 125 ordens judiciais Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia. De acordo com a polícia civil do estado vizinho, os presos de Campo Grande eram ligados ao esquema de roubos e furtos, que cumpria ordens de outros presos do Mato Grosso.

O esquema era comandado por uma facção criminosa, que a polícia não divulga o nome. Em coletiva que acontece nesse momento, no Mato Grosso, estão sendo explicados os detalhes da atuação do grupo.

Os presos de Campo Grande tanto poderiam ajudar nas ordens de roubo e furto, como articular a troca dos veículos por drogas e armas vindas da fronteira com o Paraguai. Também há a hipótese de que os carros eram adulterados e vendidos no mercado interno.

Conforme a investigação, os crimes eram liderados por quatro membros da facção presos no Mato Grosso. Os veículos eram encomendados a comparsas do lado de fora dos presídios, que executavam os crimes conforme a necessidade da organização que escolhia cor e modelo do veículo.

Nos siga no