Capital

Prefeitura vai atrás de verba federal para creche bilíngue no Clube Surian

Imóvel será transferido ao município para pagamento de dívida

Jones Mário | 11/12/2019 12:08
Prefeitura concordou em manter arquitetura do prédio e instalar memorial sobre o Clube Surian (Foto: Marcos Maluf)
Prefeitura concordou em manter arquitetura do prédio e instalar memorial sobre o Clube Surian (Foto: Marcos Maluf)

Entregue à prefeitura no processo de dação para quitar dívida tributária com o município, o antigo Clube Surian será reformado para receber a primeira Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) bilíngue de Campo Grande. A administração municipal tem pré-projeto pronto e vai buscar recursos federais para readequação do espaço.

A Sociedade Beneficente Surian teve aprovado na Câmara de Conciliação Fiscal, em novembro, requerimento para liquidar débito com a prefeitura por meio da transferência do imóvel, localizado na esquina da Avenida Mato Grosso com a Rua 13 de Junho, região central.

De acordo com o titular da Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento), Pedro Pedrossian Neto, o trâmite de dação do clube ainda carece de registro em Cartório de Imóveis para ser finalizado.

O secretário revelou que não há previsão para colocar a nova creche em funcionamento. “Se trata de uma obra de envergadura. Ainda vamos licitar e buscar recursos federais para a reforma”.

Conforme divulgou a prefeitura, a Emei poderá atender 400 crianças, do berçário ao grupo 5, com espaço para amamentação, biblioteca, sala multimídia, espaço lúdico e brinquedoteca.

No acordo para extinção da dívida, os proprietários do imóvel pediram a manutenção do nome. Assim, a creche vai se chamar Emei Surian.

O município ainda se comprometeu a preservar a arquitetura do prédio e reservar espaço para instalar memorial com a história do clube.

Dívida - A dívida tributária da Sociedade Beneficente Surian com a prefeitura soma R$ 1,2 milhão. Segundo acórdão da Câmara de Conciliação Fiscal, o imóvel ofertado vale mais que a soma do débito. Neste caso, a dação prevê renúncia da diferença em favor da administração municipal.

Nos autos de processos de cobrança judicial da dívida, documento emitido em 2013 pela prefeitura apontava que o prédio valia R$ 2,69 milhões. A sede tem 1.785 m² de área construída, em terreno de 3,1 mil m².

Inaugurado nos anos 70, o imóvel foi batizado como Clube Surian e teve época de ouro logo no início, com animação da banda Zutrik durante as matinês. Nos anos 1980, o local abrigava os famosos “passinhos” em bailes comandados por DJs. O espaço fechou as portas definitivamente em 2016.

Mais imóveis - Pedrossian Neto aponta para mais dez imóveis pertencentes a devedores do fisco municipal em negociação para dação. A Sefin mantém em sigilo os locais e valores envolvidos a fim de não atrapalhar os acordos.

Nos siga no