Capital

Prefeitura tomba como patrimônio 22 árvores da avenida Mato Grosso

Marta Ferreira | 10/08/2011 08:40

A Prefeitura de Campo Grande tornou definitivo hoje o tombamento de 22 árvores da espécie fícus microcarpa na avenida Mato Grosso, no trecho entre as ruas Calógeras e Pedro Celestino. A partir de agora, elas passam ser consideradas patrimônio histórico-cultural e paisagístico da cidade.

As árvores têm idade próxima de 80 anos, de acordo com o presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Roberto Figueiredo. Elas já estavam tombadas provisoriamente desde dezembro do ano passado e agora saiu a aprovação do Conselho Municipal de Cultura.

É o primeiro grupo de árvores que passa a ser considerado patrimônio da cidade, tida como uma das mais bem arborizadas do País. Até então, só havia uma árvore nessa condição, localizada no cruzamento das ruas da Paz e Rio Grande do Sul.

Segundo Roberto Figueiredo, a partir do tombamento, qualquer interferência na vegetação passa a exigir um estudo envolvendo os órgãos ambientais da Prefeitura. Isso inclui uma eventual necessidade de retirada de árvores que possam oferecer risco de queda.

O edital tornando definitivo o tombamento dá prazo de 30 dias para recursos, que podem ser apresentados à Fundac.

Corre na Fundação a proposta de tombamento que envolve o canteiro central da avenida Afonso Pena, ainda sem prazo para definição.

Árvores na Mato Grosso agora são patrimônio de Campo Grande. (Foto: João Garrigó)
Árvores na Mato Grosso agora são patrimônio de Campo Grande. (Foto: João Garrigó)
Nos siga no