Capital

Prefeitura tem 13 equipes nas ruas para consertar estragos das chuvas

Estragos foram causados por grande quantidade de chuva fora de época, explica prefeitura

Por Clara Farias e Antonio Bispo | 17/04/2024 11:13
Trecho alagado no cruzamento da Avenida Ernesto Geisel com Rua Dom Aquino (Foto: Marcos Maluf)
Trecho alagado no cruzamento da Avenida Ernesto Geisel com Rua Dom Aquino (Foto: Marcos Maluf)

Com 86 pontos de alagamento monitorados em Campo Grande, 13 equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) estão nas ruas fazendo consertos e manutenção. Dos registros, os 15 pontos considerados "mais críticos" estão na região da Lagoa Itatiaia, Los Angeles, Caioba, Nova Lima, Columbia e Nova Campo Grande.

De acordo com a prefeita Adriane Lopes (PP), a secretaria está monitorando o mapa da malha viária da cidade, que possui 4.096 km de via urbana. Desse total, 3.080 são ruas pavimentadas e o restante, 1.015 quilômetros, vias não pavimentadas. 

Segundo ela, as equipes trabalham sem parar para fazer os reparos pós-chuva e evitar novos alagamentos. "Nós estamos há 20 dias com uma chuva fora de época. Em abril não se tem essa chuva abundante, mas para tudo a gente tem que estar preparado", comentou.  

Ela ainda comenta que as equipes fizeram a desobstrução dos bueiros da Rua Catiguá na manhã desta quarta-feira (17). "Fizemos a limpeza do local, porque a população jogou lixo no local, mas nossas equipes estão monitorando outras vias que recorrentemente tem problemas em períodos de chuva como a rotatória da Mato Grosso, com a Via Parque", comentou. 

Segundo a chefe do Executivo, o local não alagou devido à bacia de contenção construída nos altos da Avenida Mato Grosso. No cruzamento da Avenida Rachid Neder com a Ernesto Geisel, a obra para resolver os problemas de alagamento custaria R$ 200 milhões aos cofres públicos, motivo pelo qual foi descartado. "Como é muito caro, uma alternativa que solucionará será as bacias de contenção que vamos construir nas regiões em volta, ao longo do ano", explicou a prefeita. 

O titular da Sisep, Marcelo Miglioli, explicou que estão com seis equipes de empresas terceirizadas cuidando de vias não pavimentadas, e sete equipes cuidando das vias pavimentadas. "Além de uma estrutura própria da Sisep, que conta com equipe de manutenção, limpeza, equipes da área rural, e equipes de podas de árvore e desobstrução de drenagem", comentou ele. 

Secretário da Sisep, Marcelo Miglioli, ao lado da prefeita Adriane Lopes (PP). (Foto: Henrique Kawaminami)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no