Capital

Prefeitura prevê colocar 273 novos guardas na rua em janeiro de 2023

Também no início do próximo ano, servidores mais antigos serão promovidos

Gabrielle Tavares | 18/07/2022 14:24
Guardas durante protesto na manhã de hoje, em frente a Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Guardas durante protesto na manhã de hoje, em frente a Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Os 273 classificados no concurso da Guarda Civil Metropolitana devem integrar o efetivo da corporação a partir do mês de janeiro de 2023. Eles ainda devem concluir o curso de formação do processo seletivo, marcado pela Prefeitura de Campo Grande para 1º de agosto, com aulas até dezembro. 

A pauta é uma das reivindicações do SindGM/CG (Sindicato dos Guardas Civis Metropolitanos), que realizaram uma marcha da Praça do Rádio até a Prefeitura de Campo Grande, ocupando uma faixa da Avenida Afonso Pena, durante a manhã de hoje (18), como forma de protesto.

Eles foram impedidos pela Justiça de fazer greve para reivindicar direitos e hoje queriam falar com a prefeita Adriane Lopes (Patriota), ou algum representante para continuar as negociações, mas não conseguiram. Portanto, anunciaram que a partir de amanhã (19) vão acampar em frente a prefeitura. 

Em nota, a prefeitura disse que “em nenhum momento se omitiu ao diálogo”, e que Executivo Municipal está aberto à busca de soluções em favor do efetivo, “sem comprometer o normal desenvolvimento das atividades de segurança e a regular execução dos serviços públicos que lhe competem”.

Os guardas reivindicam o pagamento do adicional de periculosidade, adequação do pagamento de plantões ao que manda a lei e promoções que estão atrasadas. 

Com relação aos plantões, a prefeitura alegou que eles estão sendo pagos com base nos critérios firmados em comum acordo com a entidade sindical. Além disso, afirmou que os novos servidores entrarão com os benefícios do Plano de Cargos, Carreira e Salários aprovados.

Por fim, o Executivo informou que já está em processo de contratação da empresa que fará o laudo para definir o grau de periculosidade da GCM, compatível com a atividade desenvolvida pelos profissionais da guarda.

Curso de formação - As aulas começarão no dia 1º de agosto, na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). Para a matrícula, os candidatos convocados deverão acessar o site do concurso no portal da prefeitura, fazer o donwload da “ficha de matrícula”, imprimir, datar e assinar.

A ficha escaneada, devidamente preenchida, deverá ser enviada para o email concurso.pmcg.gcm.2020@gmail.com. Depois, os candidatos devem aguardar email confirmatório de recebimento pela Comissão do Concurso. 

As matrículas serão realizadas nos dias 20 e 21 de julho. Caso não preencha todas as vagas, a prefeitura poderá, até um dia antes do início do curso, convocar os candidatos remanescentes. 

Nos siga no