Capital

Prefeitura oficializa desobrigação de máscara, mas recomenda para idosos

Exigência fica apenas no transporte coletivo de passageiros e em hospitais e postos de saúde

Adriel Mattos | 22/03/2022 08:50
Máscara já não era exigida em locais abertos. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Máscara já não era exigida em locais abertos. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Foi publicado na edição desta terça-feira (22) do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) decreto que desobriga o uso de máscara de proteção facial em locais fechados. Agora, o item de prevenção contra a covid-19 é de uso facultativo.

Apesar disso, fica mantida a exigência no transporte coletivo urbano e no rodoviário, ou seja, o EPI (Equipamento de Proteção Individual) deve ser utilizado dentro dos ônibus, seja ele do Consórcio Guaicurus ou de viagens intermunicipais.

Também continua obrigatório o uso em ambientes hospitalares e de atendimento à saúde público e privado, ou seja, hospitais, clínicas e unidades de saúde, sejam elas particulares ou que atendam pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Por outro lado, a prefeitura recomenda o uso para pessoas com comorbidades, como cardiopatias, diabetes, imunossupressão, em tratamento oncológico e com obesidade mórbida; em instituições de longa permanência de idosos; e para pessoas com sintomas respiratórios.

Essa medida pode ser revista a qualquer momento. A liberação começou há duas semanas, desobrigando em locais abertos, como fez o governo do Estado.

Nos siga no