Prefeitura lança programa para agilizar cadastros de famílias carentes
Programa busca digitalizar os cadastros nos centros de referência de assistência social na Capital
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), lançou o programa “SAS Inteligente”, que visa digitalizar e assim agilizar o cadastro de famílias carentes, para terem acesso aos benefícios sociais, organizados pela administração municipal.
O diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso, explicou que foram investidos R$ 895 mil para compra de equipamentos, como computadores e telefones digitais, para “descentralizar” o atendimento do SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) para os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
Antes devido a falta de equipamentos, os beneficiados faziam o cadastro manual para os programas sociais, deixavam nos Cras e Creas, que enviavam este material para Secretaria, sendo esta a responsável por fazer a digitalização do material. Agora este procedimento (digital) será feito nas unidades, de forma direta.
Segundo o diretor, com o lançamento do programa 85% dos locais de atendimento já estão capacitados, e a pasta tem a intenção de chegar a 100% até o final do ano. “Desta forma deve ter mais agilidade nos cadastros e melhorar as condições de trabalho dos servidores”, disse Paulo Fernando.
Ele citou que antes os funcionários até usavam seus celulares próprios, para agilizar o processo de cadastro. A intenção da gestão é investir cada vez mais em tecnologia. “Havia uma defasagem (tecnologia) neste setor que está sendo corrigida”. O lançamento foi no Cras “Rosa ADRI”, no Bairro Dom Antônio Barbosa.