Capital

Prefeitura espera novo sistema para Onda Verde funcionar 100%

Paula Maciulevicius | 19/05/2013 07:28
Na Afonso Pena, pegar a sequência de sinais verdes tem ficado cada vez mais difícil. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Na Afonso Pena, pegar a sequência de sinais verdes tem ficado cada vez mais difícil. (Foto: Vanderlei Aparecido)

Trechos onde os motoristas seguiam no embalo parecem ter encurtado na avenida Afonso Pena. Pegar a sequência de sinais verdes tem ficado cada vez mais difícil para quem trafega na principal via da Capital. De reclamações dos motoristas à constatação da própria equipe de reportagem: se consegue pegar no máximo seis quadras sem ser quebrado pelo semáforo vermelho.

“Funciona da rua Alagoas até a Bahia, daí depois não tem mais. No centro então, é caótico”, conta o advogado Felipe Lopes, 23 anos. O fisioterapeuta Daniel Gomes, 34 anos, comenta que até certo pedaço os motoristas conseguem andar pela onda verde no sentido Centro/shopping. “Mas na direção contrária não. Como em vários outros pontos da cidade”, relata.

Na prática, a prefeitura diz que a onda verde só vai existir depois de implantar o Centro de Controle Operacional e que já está tem um projeto contratado para o serviço. Segundo a diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Katia Maria Moraes Castilho, até agora o funcionamento dos semáforos têm sido através de controladores individuais, sem que a Agência tenha um controle direto.

A diretora-presidente explica que a onda verde existe em alguns trechos e o que acontece na avenida Afonso Pena, por exemplo, considerada uma via de certa sincronia, é que os relógios que fazem o planejamento do abrir e fechar dos semáforos perdem a sincronização por falta de centralização.

“Uma boa onda verde precisa de, no mínimo, quatro intercessões sem parar. Em via de mão dupla ela não existe a não ser por segmentos que tem que dar prioridade nos dois sentidos”, reforça.

Parte desta centralização já está começando a ser implantada agora. Segundo a Agetran, serão feitos 200 controladores no perímetro da avenida Fernando Corrêa da Costa a Mato Grosso e da rua Ceará a avenida Ernesto Geisel e o prazo de execução é entre 2013 e 2014.

Nos siga no