Capital

Prefeitura espera imunizar no próximo sábado 5,7 mil crianças

Viviane Oliveira | 15/08/2012 14:40
A vacina é obrigatória e o objetivo é vacinar 57.818 mil crianças cadastradas no SUS.(Foto: arquivo/João Garrigó)
A vacina é obrigatória e o objetivo é vacinar 57.818 mil crianças cadastradas no SUS.(Foto: arquivo/João Garrigó)

O Ministério da Saúde vai realizar uma campanha de multivacinação no próximo sábado (18). A campanha que irá se estender até o dia 24 de agosto consiste numa mobilização nacional que vai oferecer todas as vacinas do calendário básico vacinal da criança, divulgando a importância da vacinação e colocando as cadernetas em dia.

A vacinação é obrigatória e durante a campanha o objetivo é vacinar 57.818 mil crianças menores de cinco anos cadastradas no SUS (Sistema Único de Saúde).

Os responsáveis pelas crianças devem comparecer em um dos postos de saúde portando a Caderneta de Saúde da criança para que ela seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a necessidade de cada um.

De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha vai atualizar a caderneta de vacinação das crianças de até cinco anos. Serão disponibilizadas as vacinas contra BCG, pólio, hepatite B, tetravalente, tríplice viral, rotavírus, meningocócica e pneumocócica.

A grande novidade é a introdução de duas novas vacinas no calendário básico vacinal da criança, que são: a vacina pentavalente e a pólio inativada, disponíveis a partir do mês de agosto em todas as unidades de saúde da rede municipal.

O SUS está ampliando cada vez mais o Calendário Básico de Vacinação da Criança, com a introdução de vacinas conjugadas que facilitam a adesão das crianças, diminuindo a dor e a ida nas unidades de saúde.

Nos siga no