Capital

Prefeitura decide não instalar “dogueiros” no Horto Florestal

Vinícius Squinelo | 15/09/2011 19:36

Segundo moradores, Praça Aquidauana seria um dos destinos possíveis para os tradicionais trailers de lanche

Pista de bicicross não será mais local para dogueiros, afirma Nelsinho (foto: João Garrigó)
Pista de bicicross não será mais local para dogueiros, afirma Nelsinho (foto: João Garrigó)

O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) declarou, em comunicado divulgado no site da Prefeitura de Campo Grande, que reviu a transferência dos dogueiros para a pista de bicicross nas proximidades do Horto Florestal. “Ouvi profissionais e cidadãos e conclui que não era a solução ideal. Vamos estudar outro local para os dogueiros e incrementar o Horto com mais área verde em seu entorno”, afirmou Nelsinho.

O comércio de lanches do canteiro central da avenida Afonso Pena seria removido para um “lanchódromo” no Horto Florestal, no cruzamento da rua Anhanduí com a Fernando Côrrea da Costa, o que exigiria a retirada da pista de bicicross. A transferência havia sido informada pela prefeitura em agosto.

Um dos novos locais cogitados para a instalação seria a Praça Aquidauana, no centro da Capital. Segundo uma moradora das proximidades, Angela Garcia, engenheiros da Prefeitura teriam marcado uma inspeção na região para esta sexta-feira, às 7h. A Prefeitura Municipal não confirma a informação.

Já incorporados ao cenário da avenida mais importante de Campo Grande, os trailers vão sair para as obras de recapeamento da via, que incluem a retirada dos estacionamentos nos canteiros.

A discussão sobre a mudança também chegou ao MPE (Ministério Público Estadual). O vereador Alex (PT) havia acionado o MPE para tentar barrar a instalação do "lanchódromo" no Horto Florestal. Segundo o parlamentar, a transferência dos dogueiros para o espaço seria contra as leis e condições de sustentabilidade.

O Horto -O Parque Florestal Antônio de Albuquerque, mais conhecido como Horto Florestal, está localizado na confluência dos córregos Prosa e Segredo – hoje as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Ernesto Geisel.

O local é historicamente importante pois fica bem próximo de onde o fundador José Antonio Pereira e seus familiares construíram os primeiros ranchos que dariam origem à cidade, no ano de 1872.

Criado em 1923, de bom tamanho na época, o Horto ocupa uma área de 2,5 hectares, onde além do próprio bosque, o visitante tem hoje pista de cooper, biblioteca, lanchonete, playground, orquidário, cancha de bocha, espelho d’água, paisagismo e pistas de skate e bicicross. O parque possui também projetos de reflorestamento destinados a cultivar as espécies vegetais nativas da região.

Nos siga no