Capital

Prefeitura afirma que Centro Pediátrico funcionará até fim de reestruturação

Priscilla Peres | 09/10/2015 12:30
Centro de Pediatria funciona há um ano na avenida Afonso Pena. (Foto: Gerson Walber)
Centro de Pediatria funciona há um ano na avenida Afonso Pena. (Foto: Gerson Walber)

O Cempe (Centro Pediátrico Municipal) não irá fechar às portas nesta sexta-feira (9), como informado ontem pelos funcionários. Às 15h, o prefeito Alcides Bernal (PP) fará uma reunião com sua equipe para informar sobre a reestruturação pela qual vai passar a área de pediatria da saúde de Campo Grande.

De acordo com a prefeitura, o setor de assistência a pediatria vai passar por uma reestruturação geral nos próximos meses e ao fim do prazo, será decidido se o Cempe passará por mudanças, se continuará funcionando normalmente ou se fechará. Até lá, o atendimento está mantido.

O processo de reestruturação deve durar entre 60 e 90 dias. Mais do que reavaliar o atendimento daq pediatria, as mudanças no atendimento da saúde vão passar por todas as áreas, desde a rede básica ate a urgência nos próximos meses. Na próxima semana, o prefeito deve anunciar a reestruturação de outras áreas da saúde.

Inaugurado em outubro de 2014 pelo então prefeito Gilmar Olarte (PP), o Centro Pediátrico Municipal centralizou, literalmente, o atendimento de pediatria na Capital. A ação gera muita polêmica desde então, principalmente porque desrespeita os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que preconiza a descentralização dos serviços de saúde, levando o atendimento aos bairros das cidades, para facilitar o acesso das pessoas mais necessitadas.

Seguindo esses critérios, o Conselho Municipal de Saúde não deu autorização para o funcionamento do local. Com isso, o Ministério da Saúde não aportou investimento na manutenção do Cempe, ficando toda a despesa por conta do município. Conforme o secretário de Governo Paulo Pedra, cerca de R$ 3 a R$ 3,5 milhões mensais.

Nos siga no