Capital

Prefeitura abre licitação para alterar sistema de avaliação do IPTU

Paula Vitorino | 20/11/2012 10:38

A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para contratação de empresa especializada em remodelar a avaliação da planta urbana, que serve de base para a definição do reajuste anual do IPTU.

De acordo com o titular da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Marcos Cristaldo, o objetivo é melhorar a metodologia de avaliação dos valores dos terrenos da Capital.

A empresa será responsável por fazer a primeira análise que integra a planilha de reajuste, que é a dos terrenos. Há pelo menos 8 anos a responsável por enviar os relatórios mensalmente é a CVI (Câmara de Valores Imobiliários), mas o contrato termina este ano.

O secretário explica que a cidade está dividida em 3 mil setores de cálculo, o que deve ser alterado com o novo contrato.

“Queremos que a avaliação seja mais apurada, diminuindo o tamanho dos perímetros de cada setor”, explica.

Uma das possibilidades é que o levantamento seja feita quadra a quadra da planta da Capital.

Com isso, uma das maiores reclamações do campo-grandense, o preço do IPTU, pode se tornar mais justo e próximo da realidade. “Queremos que sejam valores de mercado mais coerentes e próximos da realidade, apurando a avaliação”, afirma.

O secretário, no entanto, afirma que a metodologia hoje empregada também é capaz de traduzir em valores reais o índice do imposto.

“Mas é uma técnica e que precisa ir melhorando”, justifica.

Há cerca de um mês da troca de mandato da Prefeitura, a empresa vencedora da licitação só deve iniciar os trabalhos no próximo ano, já que o reajuste para o IPTU 2013 já foi encaminhado. O projeto da Prefeitura é de 5,31% de reajuste e aguarda votação da Câmara.

As empresas interessadas em participar da licitação tem até o dia 30 de novembro para apresentar as propostas. A Semadur não informou o prazo e valor previsto de contrato. A licitação é do tipo concorrência pelo menor preço.

Nos siga no Google Notícias