Capital

Prefeitura abre cursos para qualificar 515 trabalhadores

Viviane Oliveira | 21/03/2011 13:22
Os cursos têm carga horária de 200 horas. (Foto: Denilson Secreta)
Os cursos têm carga horária de 200 horas. (Foto: Denilson Secreta)

Na manhã de hoje (21) 515 alunos deram início aos cursos de PlanteQ (Qualificação Profissional e Social do Plano Territorial de Qualificação) por meio de convênio entre a Funsat (Fundação Social do Trabalho) e o Ministério do Trabalho. Os alunos terão a oportunidade se profissionalizarem nas áreas, como: Serviço, Comércio, Indústria e Construção Civil.

O diretor de Qualificação Profissional da Funsat, Moacir Boza ressalta que o convênio com o Ministério do Trabalho exige da Prefeitura que pelo menos 20% dos alunos que concluem o curso atinjam uma colocação no mercado de trabalho.

Os cursos têm carga horária de 200 horas, distribuídas 80% de conteúdos específicos e 20% de conteúdos básicos, estes abrangendo elevação do nível escolar, aspectos de cidadania, ética profissional, legislação, meio ambiente, gênero e etnia.

Contemplam os setores de Serviço, Comércio e Construção Civil qualificando os trabalhadores nas áreas de: Auxiliar Financeiro, Atendente de Comércio, Costura Indústrial Básico, Costura Industrial Avançado, Instalador Elétrico Predial, Manutenção e Montagem de Micro Computadores, Operador de Supermercado e Pintor Residencial e Gesseiro.

O trabalhador que tiver 75% de frequencia receberão o certificado de qualificação profissional pela Funsat e PNQ (Plano Nacional de Qualificação). A prioridade são pessoas maiores de 18 anos com renda familiar mensal, máxima por pessoa, de até um salário mínimo e meio, estar desempregado ou sem ocupação, com escolaridade comprovada para cada cursos oferecido.

Nos siga no