Capital

Prefeito sanciona lei que prevê instalação de “bueiros inteligentes”

Sistema móvel de captação de resíduos sólidos irá auxiliar na limpeza

Michel Faustino | 27/03/2015 14:56
Ecco Filtro instalado dentro do bueiro facilita a limpeza e evita entupimento. (Foto: Reprodução/Internet)
Ecco Filtro instalado dentro do bueiro facilita a limpeza e evita entupimento. (Foto: Reprodução/Internet)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) sancionou nesta sexta-feira (27) projeto de lei de autoria do vereador Eduardo Romero (PT do B) que prevê a instalação de bueiros com sistema móvel de captação de resíduos sólidos, conhecidos como “bueiro inteligente”.

Conforme proposta do projeto de lei, o poder executivo é o responsável pela instalação dos bueiros inteligentes com dotações orçamentárias próprias ou ainda pode firmar convênios com entidades em nível federal, estadual ou civil para captar recursos para a implantação.

Projetos como este já funcionam em cidades como São Paulo (SP), por exemplo, com objetivo de de evitar enchentes é ter um eficiente sistema de drenagem da água com bueiros e bocas de lobo eficientes.

Processo de captação – O bueiro inteligente é composto de duas partes, sendo o Ecco Filtro, instalado no interior dos bueiros, é confeccionado com material termoplástico e tem uma capacidade de 300 litros, sendo que o filtro age como uma peneira, permitindo a água passar, mas retendo o material sólido e também um software para identificar e gerenciar a situação dos bueiros e bocas de lobo.

Nos siga no