Capital

Prefeito reafirma compromisso de revitalizar parques da cidade

A expectativa é que as obras iniciem ainda no primeiro semestre, com foco nas piscinas, piso, salas e quadras

Lucas Junot | 04/03/2017 12:35
Complexo aquático está fechado, mas este não é único problema dos parques da cidade (Foto: Alcides Neto)
Complexo aquático está fechado, mas este não é único problema dos parques da cidade (Foto: Alcides Neto)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) reafirmou neste sábado (4), durante ação social no Parque Jaques da Luz, que irá “devolver a vida aos parques” da cidade. Ao todo, são 11 parques sob responsabilidade da Funesp (Fundação Municipal de Esporte): praças Belmar Fidalgo, Elias Gadia, parques Tarsila do Amaral, Jacques da Luz, Ayrton Senna, Sóter, o ginásio Guanandizão, CEFAT (Centro de Formação do Atleta), Centro Olímpico Rui Jorge da Cunha e o Autódromo de Campo Grande.

De acordo com o prefeito, serão investidos R$ 2 milhões em obras, dos quais metade do valor é proveniente de emendas parlamentares, destinadas pelos deputados federais petistas, José Orcírio Miranda e Vander Loubet (PT). A outra parte será de contrapartida da prefeitura.

A expectativa, segundo ele, é que as obras iniciem ainda no primeiro semestre, com foco nas piscinas, piso, salas e quadras. “Elas estão acabadas, muito sucateadas. Esse dinheiro vai deixar todas as piscinas funcionando, incluindo a parte de motores e manutenção”, afirmou.

Projetos de segurança - Os problemas nos parques de Campo Grande vão além da interdição das piscinas. Na quesito segurança, já estão prontos os projetos das obras de adequação de segurança para cinco parques da cidade, exigidos pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual), sob pena de interdição. Nas páginas, ajustes de prevenção de incêndio e pânico, entre outros pontos que devem garantir a liberação do alvará de segurança, expedido pelo Corpo de Bombeiros.

A situação que envolve as praças esportivas da cidade é antiga. O prazo de resolução, que faz parte de um acordo assinado pelo ex-prefeito Alcides Bernal (PP) junto ao MPE-MS, venceu no dia 20 de dezembro do ano passado. No texto, Bernal se comprometia a providenciar licenças ambiental, sanitária e laudos técnicos arquitetônicos - estes três itens foram cumpridos. O que falta é o laudo dos Bombeiros, que depende prioritariamente que todas essas obras finalmente saiam do papel.

No dia 26 de janeiro deste ano, o prefeito Marquinhos Trad e o secretário de esportes, Rodrigo Terra foram até o MPE-MS pedir prazo para a entrega dos projetos. Dos oito parques da cidade, cinco estavam na mira da justiça: Ayrton Senna (Aero Rancho); Jacques da Luz (Moreninhas); Tarsila do Amaral (Nova Lima); Parque Ecológico do Sóter (Mata do Jacinto) e Centro Olímpico Vila Nasser. Todos os projetos foram aprovados pelo Corpo de Bombeiros.

Nos siga no