Capital

Prefeito lança mutirão de atendimento nas áreas de saúde e social

Filipe Prado | 18/04/2015 11:45
São 70 tipos de atendimentos médicos e sociais durante a Ação Municipal (Foto: Alcides Neto)
São 70 tipos de atendimentos médicos e sociais durante a Ação Municipal (Foto: Alcides Neto)

A Prefeitura Municipal lançou neste sábado (18) o projeto Ação Municipal, que vai levar atendimentos e lazer gratuitos para a população de Campo Grande. São 70 tipos de atendimentos, entre consultas odontológicas, ginecologia, testes de HIV e Sífilis, distribuição de preservativos e emissão de documentos pessoais.

O lançamento do projeto foi na Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud, no Bairro Estrela Dalva. A aposentada Ana Beatriz Amarilha, 62 anos, aproveitou a oportunidade para conseguir a 1ª via do documento de identidade da neta. “Isso é muito importante. Tem pessoas que não tem condições de conseguir o RG e não tem acesso aos tratamentos ofertados aqui”, comentou a aposentada que esperava na fila para conseguir a emissão do documento, mas assegurou que iria procurar outros serviços para o atendimento.

Conforme o secretario de Saúde Jamal Salém, um dos organizadores do evento, a equipe médica está pronta para realizar 800 atendimentos e 60 consultas odontológicas, além de apresentar palestras de planejamento familiar, entre outras. “A Ação Municipal tem duas finalidades, que são o atendimento mais rápido e a diminuição das filas nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e unidades básicas de saúde”, explicou o secretário.

O prefeito tocou durante o lançamento da campanha (Foto: Alcides Neto)

A aposentada Azeli Conceição dos Santos, 63, precisava com urgência de um atendimento médico, então foi até a ação por conta da facilidade. “Eu vou viajar e preciso comprar remédios, mas minha receita já venceu. Se fosse ao posto, demoraria a ser atendida. Aqui fui atendida rapidamente”, contou.

Os atendimentos serão realizados a cada 15 dias em bairros diferentes, sendo que até dezembro 10 ações foram marcadas, duas em cada região da Capital.

Os atendimentos médicos e de emissão de documentos pessoas foram os mais procurados pelas famílias. A dona de casa Milena Pereira, 38, levou os três filhos para retirar a identidade e ir ao dentista e o marido para uma consulta ao médico, assegurando que este tipo de ação é muito importante para os bairros mais carentes.

“Nós vamos aos postos, mas eles não conseguem atender a todos. Eu marquei três vezes uma consulta para minha filha, mas chegando aqui já consegui o atendimento e ela será encaminhada para um posto de saúde. Facilita muito para nós”, confessou Milena.

Na cerimonia de lançamento, o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), apontou que a ação é "a aproximação da prefeitura com o cidadão, levando 70 atendimentos para a população". A orquestra da Guarda Municipal se apresentou durante a abertura, contando com a participação do prefeito, tocando a música "Coração verde e amarelo" em seu trompete.

As ações duram o dia todo, das 8h às 18h, com acesso a serviços, atividades culturais e lazer.

Milena levou os três filho para realizar consultas ao dentista e retirar o documento de identidade (Foto: Alcides Neto)
Ana Beatriz enfrentou a fila para conseguir a emissão do RG da neta (Foto: Alcides Neto)
Nos siga no