Capital

Prefeito diz que deve manter local de instalação de estátua de poeta

MPE recomendou ao município que mudasse local para homenagem

Mayara Bueno | 01/09/2017 12:51
Local onde será instalada estátua, no canteiro entre as ruas 13 de Maio e Rui Barbosa. (Foto: João Paulo Gonçalves).
Local onde será instalada estátua, no canteiro entre as ruas 13 de Maio e Rui Barbosa. (Foto: João Paulo Gonçalves).

A estátua de 400 quilos de bronze feita para homanagear o poeta Manoel de Barros deve mesmo ser instalada no canterio entre as ruas 13 de Maio e Rui Barbosa, em Campo Grande. O MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) havia recomendado que o município colocasse a homenagem em outro local.

O poeta faleceu em 13 de novembro de 2014 aos 97 anos.

Datado de 23 de agosto, o documento do Ministério Público à prefeitura se baseou em parecer do IHGMS (Instituto Histórico e Geográfico Urbano), contrário à instalação da estátua no canteiro central e pediu que a prefeitura escolhesse outro espaço da via.

Mas, conforme o prefeito da Capital, Marquinhos Trad (PSD), toda a extensão da principal avenida de Campo Grande se encontra na mesma situação jurídica. "E vai ser bom para o próprio exército e outros locais", disse justificando a instalação da peça no local onde havia sigo proposto.

Outra razão usada pelo MPE é que o local é um "sítio histórico militar", e, por isso, seria melhor a escolha de outro ponto. Nesta parte do canteiro, há um monumento aos heróis da FEB (Força Expedicionária Brasileira), enquanto na via sentido centro shopping há o hotel e museu militares.

Ainda de acordo com o prefeito, a área está pronta para receber a estátua, aguardando apenas a resposta do Ministério Público Estadual. "Já está tudo arrumado. É uma recomendação, não uma proibição. Acredito que vamos colocar no mesmo local".

A instalação aconteceria em agosto em comemoração ao aniversário dos 118 anos da cidade, lembrado em 26 do mês passado. Com a situação no MPE, a data foi adiada e o prefeito diz agora aguardar o retorno do órgão para marcar um novo dia.

Estátua do poeta, quando foi entregue na Governadoria, em abril. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).

Estátua - Quem entregou a estátua ao Governo de Mato Grosso do Sul, em abril, foi o cartunista campo-grandense Victor Henrique Woitschach.

O projeto fazia parte da comemoração do centenário do poeta, festejado em 2016. O trabalho levou quase 4 meses para ficar pronto e foram necessários 400 quilos de bronze para produzir até uma réplica do sofá da casa de Manoel.

A estátua tem característicos e detalhes muito parecidos com Manoel de Barros, como a posição dos pés e o sorriso.

Nos siga no