Capital

Prefeito defende armamento da Guarda Municipal, mas com treinamento

Luciana Brazil e Jessica Benitez | 26/04/2013 09:13

O prefeito Alcides Bernal (PP) defendeu, na manhã de hoje, durante entrevista a rádio Tribuna Livre, o armamento dos agentes da Guarda Municipal de Campo Grande. Bernal disse ser a favor de armar a Guarda, mas acredita que antes disso os guardas precisam ser treinados.

“Eu sou a favor da Guarda devidamente treinada, preparada para condições de ser uma força auxiliar. Mas para isso não podemos armá-los de imediato, precisamos treiná-los”.

Bernal disse que os guardas precisam ter preparação técnica e psicológica. "Não dá para colocar arma na cintura de uma pessoa nessa situação, depois de preparado, técnico, psicológico e econômico, aí sim, eles estarão preparados. Queremos sim armar guarda, mas fazer isso de maneira séria e responsável".

Na Câmara Municipal, a votação do projeto que libera a utilização de armas de fogo foi adiada após causar polêmica na Casa. Conforme o vereador Alceu Bueno (PSL), autor da proposta, os vereadores que compõem a base aliada ao prefeito, votariam contra, por orientação do próprio chefe do Executivo.

Na ocasião da votação, o líder do prefeito na Câmara, o vereador Marcos Alex do (PT), disse que não havia nenhuma orientação do prefeito para votar contra, mas ressaltou que a proposta deveria ser discutida amplamente.

O vereador chegou a dizer que “a base (de Bernal) é a favor de um projeto que recupere e dê condições à Guarda, medida que não foi tomada nos últimos oito anos, desde quando foi criada”. O petista afirmou que antes de aprovar a medida, é necessário discutir uma série de critérios. “Cidades com população acima de 500 mil habitantes têm a liberação para armar a Guarda, mas precisamos discutir”, opinou.

Uma audiência pública, realizada na quarta-feira (24), debateu com as autoridades competentes e a sociedade civil, a proposta de Emenda que, se modificada, dará à Guarda Municipal a possibilidade do armamento.
O projeto será votado no próximo dia 30.

Conquista: Foi aprovada por unanimidade, em outubro do ano passado, a proposta de emenda que modifica o artigo 81 da Lei Orgânica do município, ampliando a área de atuação dos guardas municipais. Com a mudança, eles passaram a cuidar e proteger a integridade física da população.

À época, o autor do projeto, o vereador Alex do PT, disse que a mudança beneficiava a todos, população e guardas. O presidente da Associação dos guardas municipais, Hudson Pereira Bonfim, 33 anos, confirmou que este trabalho já era feito há muito tempo. “A diferença é que agora estamos amparados pela lei”.

Segundo a associação, a próxima luta da categoria é o aumento do salário e o plano de cargos e remunerações que já está incluído no orçamento e deve ser definido pelo prefeito. “Hoje, a formação para ingressar na guarda municipal é o ensino fundamental, porém a classe já está preparada para que essa exigência mude para o ensino superior”, afirmou na ocasião da aprovação da emenda.

Nos siga no Google Notícias