Capital

Postos saúde ficam sem pediatra neste domingo, denunciam funcionários

Vinícius Squinelo | 17/11/2013 14:05

Nenhum pediatra está atendendo nos postos de saúde de Campo Grande desde às 13h deste domingo (17). A situação foi denunciada ao Campo Grande News por servidores da rede pública de saúde, e confirmada em contato com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Segundo as denúncias, não há pediatra plantonista nos postos de saúde da Capital, e o atendimento especializado só está sendo realizado na rede particular ou em hospitais.

Em contato com o Samu, a orientação é que quem precisa de um pediatra, deve procurar diretamente um hospital, como a Santa Casa, e não tentar o atendimento nos postos de saúde da cidade.

O secretário-adjunto de Saúde, Victor Rocha, entrou em contato com o Campo Grande News, e garantiu que as denúncias são inverídicas, e que há pediatras atendendo no UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Coronel Antonino.

Segundo servidores, que preferiram não se identificar com medo de represálias, o problema é devido ao limite de plantões dos médicos pediatras.

Hoje, um pediatra só pode fazer um máximo14 plantões por vínculo funcional dom o município. Como cada médico só pode ter dois vínculos, o máximo de plantões é de 28 ao mês por profissional.

Para resolver o problema, os pediatras cobram desde o ano passado o aumento do limite de plantões para 14 por vínculo, o que amenizaria a situação. Lembrando que um plantão médico tem no máximo 12h de duração. (atualizada às 15h30 para acréscimo de informações)

Nos siga no Google Notícias