Capital

Postos de saúde em Campo Grande confirmam 64 casos de covid-19 por dia

Unidades de atenção básica passaram a oferecer exames para pacientes sintomáticos na semana passada

Jones Mário | 30/07/2020 12:27
Unidade Básica de Saúde do Bairro Nova Bahia, região norte de Campo Grande (Foto : Henrique Kawaminami/Arquivo)
Unidade Básica de Saúde do Bairro Nova Bahia, região norte de Campo Grande (Foto : Henrique Kawaminami/Arquivo)

Em sete dias de testes, as unidades básicas de Saúde de Campo Grande confirmaram 453 casos de novo coronavírus, número equivalente a 64 diagnósticos por dia.

As 71 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) passaram a ofertar testes rápidos para covid-19 no último dia 20. São submetidos a exames os paciente que manifestaram sintomas de gripe (febre, tosse seca, dor de garganta e dor no corpo) há, pelo menos, oito dias.

Segundo boletim da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), foram realizados até terça-feira (28) 2.987 testes rápidos nos postos até agora, com taxa de positividade em 15,2%. Ou seja, a cada 100 exames, 15 dão positivo para novo coronavírus.

A pasta alega que 67 dos casos confirmados já estão recuperados. Ao todo, 652 pessoas estão sob monitoramento das unidades, entre confirmados e suspeitos.

Paciente tem sangue coletado para ser submetido a teste rápido (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

O teste rápido rastreia a presença de anticorpos para o Sars-CoV-2, ou seja, confirma casos em estágio mais avançado de infecção. Pacientes nos primeiros dias de sintoma devem procurar o exame RT-PCR, que capta o vírus no organismo e faz o diagnóstico precoce da doença.

Regiões - Na terça-feira (28), a maior parte dos testes foram realizados em unidades de saúde das regiões urbanas do Bandeira (124 exames) e Anhanduizinho (117), zonas sul e leste da cidade.

Imbirussu e Lagoa, na região oeste, responderam por 173 testes feitos. Prosa e Segredo, nas zonas norte e leste de Campo Grande, registraram 110 exames rápidos na terça-feira. A região central foi a com menos testes aplicados, apenas seis.

Recomendações - Conforme a Sesau, o paciente assintomático não deve ir ao posto de saúde para realizar o teste. Caso tenha tido contato com pessoas com sintomas de síndrome gripal, o indicado é ficar em isolamento.

Quando alguém da família testa positivo para covid-19,  os contatantes são orientados a ficarem em isolamento, com atestado de 14 dias para observação dos sintomas.Se houver piora, o indicado é procurar o serviço de saúde. Caso contrário, a Sesau orienta respeitar o isolamento em casa e retornar às atividades após 14 dias.

Nos siga no