Capital

Portões abertos terminam com público estimado em 30 mil pessoas

Paula Maciulevicius e Viviane Oliveira | 23/06/2013 15:50
Os portões abertos teve exposições de aviões de caça, aviões de transporte e helicópteros. (Foto: Viviane Oliveira)
Os portões abertos teve exposições de aviões de caça, aviões de transporte e helicópteros. (Foto: Viviane Oliveira)

Encerrado o tradicional dia de portões abertos, a Base Aérea de Campo Grande calcula um público de 30 mil pessoas que compareceram nestes dois dias. O total de doações foi de cinco toneladas de alimentos não perecíveis e vários sorrisos, como o da auxiliar de cozinha, Jaqueline Ribeiro, 29 anos.

Acompanhada da mãe, irmã e quatro crianças, ela veio para ver de pertinho as aeronaves. “Acho muito bonito, nunca andei de avião. Ao olhar, eu me imagino voando”, diz sobre a realização de um sonho.

O passeio é bem família, pais com crianças e os olhinhos aguçados de tanta curiosidade. O pintor Hermano Gomes, 32 anos, veio com toda família, o segundo filho ainda está por vir. “Eu não perco. Se tivesse todo final de semana eu viria”, comentou.

O que chamou mais a atenção da família foram os carros antigos e os helicópteros. “Me encantei com os paraquedistas na hora que desceram do avião”, reforçou o pequeno Matheus Gomes, de 8 anos.

Os portões abertos teve exposições de aviões de caça, aviões de transporte e helicópteros, salto de paraquedistas, demonstrações de resgate com helicópteros veículos blindados do Exército, cães de guerra, encontro de carros antigos e praça de alimentação.

Entre as atrações, a principal era o avião C-130 Hércules, utilizado para demonstração de combate a incêndio, que é capaz de lançar 12 mil litros de água em uma área de 500m de extensão. Um dos que mais chamam a atenção é o helicóptero da FAB, utilizado para busca e resgate de pessoas. Muito utilizado também para salvamento. A capacidade é de até 13 pessoas e seis macas. A aeronave que mede 17,4 metros pode chegar até 223 km/h.

Para quem gosta de lazer ou robe, a Base Aérea também expõem os modelos Trike, aeronave com asa delta fabricada especialmente para esse tipo de voo. A autonomia do Trike é de 4 horas com velocidade média de 100 k/m.

Além da tradicional Esquadrilha da Fumaça, um estande foi montado para ensinar aos pequenos os passos para ingressar na Força Aérea e um museu que contou toda história da aviação.

Nos siga no