Capital

Policiais federais fazem paralisação hoje contra sucateamento de delegacias

Aline dos Santos | 31/10/2013 07:57

Os policiais federais fazem paralisação de 24 horas nesta quinta-feira para cobrar melhores condições de trabalho, infraestrutura e cumprimento do acordo da negociação trabalhista feita em 2012.

Em Campo Grande, o protesto, batizado de Dia das Bruxas na PF (Polícia Federal), terá concentração de agentes, escrivães e papiloscopistas em frente à superintendência, localizada na Vila Sobrinho.

De acordo com o presidente do Sinpef/MS (Sindicato dos Policiais Federais), Jorge Luiz Ribeiro Caldas da Silva, as três categorias somam 350 pessoas no Estado. Segundo ele, serviços como emissão de passaporte, segurança e registro de porte de armas serão mantidos.

“Há quem interessa uma Polícia Federal sucateada, sem infraestrutura e condições de trabalho?”, questiona Jorge Caldas. A infraestrutura é a principal reclamação no Estado, principalmente das delegacias em Corumbá e Ponta Porã.

“Não oferece a mínima condição para que a gente produza e trabalhe na região de fronteira. Corumbá e Ponta Porã são porta de entrada do crime organizado, narcotráfico e contrabando”, salienta.

No quadro nacional, ele relata desmotivação e doenças. “Mais de 250 agentes deixam a Polícia Federal”, exemplifica. Outro ponto de reclamação é o repasse de atribuições para o Exército e Força Nacional de Segurança.

Nos dias 12 e 13 de novembro, será realizada assembleia nacional. Uma das possibilidades é retomar o movimento grevista. Em 2012, a paralisação durou mais de 70 dias.

Nos siga no Google Notícias