Capital

Policiais condenados por facilitar contrabando são expulsos da PM

Aline dos Santos | 31/01/2011 12:00

O comando da PM (Polícia Militar) excluiu da corporação, “a bem da disciplina”, o 2º sargento Joacir de Araújo Paz e o cabo Ronaldo de Paula Barbosa.

Eles foram presos em 2009, acusados de facilitar a ação de três contrabandistas em Corumbá, na fronteira com a Bolívia. O trio foi flagrado com a apreensão de 51 mil DVDs virgens, que seriam usados para sustentar a pirataria em Campo Grande.

Na ocasião, a PM instaurou processo disciplinar para apurar a conduta dos policiais. A exclusão, publicada hoje no Diário Oficial do Estado, foi determinada com base no estatuto da Polícia Militar. As portarias de exclusão são assinadas pelo comandante-geral da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos.

O 2º sargento e o cabo também respondem processo na Auditoria Militar. De acordo com a denúncia do Ministério Público Militar Estadual eles integravam um esquema criminoso que facilitava ação dos contrabandistas, por meio de monitoramento das equipes do DOF (Departamento de Operação de Fronteiras) e Rotai (Rondas Táticas do Interior).

Em junho de 2009, Ronaldo Paula Barbosa foi condenado a oito anos de reclusão e Joacir Araújo Paz , a sete anos. A defesa recorreu ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). No último dia 10, a 1ª Turma Criminal negou o recurso, mantendo a condenação.

Nos siga no Google Notícias