Capital

Polícia procura câmeras de segurança que possam ter filmado mãe abandonando bebê

Conselho Tutelar ficará responsável pela criança que possivelmente será encaminhada a um lar temporário

Mirian Machado e Aletheya Alves | 29/01/2021 15:57
Delegada afirma que mãe de bebê não será presa em flagrante mas responderá por abandono de incapaz (Foto: Aletheya Alves)
Delegada afirma que mãe de bebê não será presa em flagrante mas responderá por abandono de incapaz (Foto: Aletheya Alves)

A Polícia Civil procura por câmeras de segurança que possam ter flagrado o momento em que a mãe da bebê a abandona em uma calçada de uma residência no Bairro Guanandi, nesta manhã (29) em Campo Grande. O Conselho Tutelar ficará responsável pela criança que possivelmente será encaminhada a um lar temporário.

Criança encontrada nesta manhã (29) no Bairro Guanandi (Direto das Ruas)

Segundo a delegada que investiga o caso, Franciele Candotti, da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), a suspeita é que criança deva ter nascido pouco tempo antes de ser deixada no local, pois uma testemunha informou que a ela ainda estava com o cordão umbilical e suja de sangue.

A criança foi deixada dentro de uma sacola aberta para que possa respirar.

Ainda de acordo com Candotti, uma mulher que passava pelo local com uma criança ouviu um barulho e ao se aproximar viu o bebe dentro da sacola. A mulher bateu na porta da casa e pediu ajuda. A suspeita é que o parto tenha ocorrido em casa ou em via pública.

A delegada ainda alerta sobre a importância de caso a mãe que dê a luz não pretende cuidar da criança, deve entregar o bebê na Vara da Adolescência e do Idoso. “A mulher não precisa abandonar o bebê. Abandonar é crime. Entregar na Vara é importante para ela não ser responsabilizada”, explica.

Ainda conforme explicou a delegada, a mãe da bebê não será presa em flagrante mas responderá por abandono de incapaz. De qualquer forma a mulher deve comparecer na delegacia e explicar o que houve.

A criança foi encaminhada ao CRS Tiradentes. Segundo a Sesau, o bebê foi encaminhado à Hospital Universitário de Campo Grande para exames complementares.

Nos siga no