Capital

Polícia Militar lança cartilha para vítimas de violência doméstica em MS

Graziela Rezende | 17/03/2014 11:44
Homenageadas durante evento no Crea/MS. Foto: Pedro Peralta
Homenageadas durante evento no Crea/MS. Foto: Pedro Peralta

Ao reconhecer as preocupantes estatísticas que envolvem a violência doméstica contra a mulher, a Polícia Militar do Estado, de forma inédita, lançou uma cartilha denominada POP (Procedimento Operacional Padrão). A ação contou com a presença de autoridades e mulheres homenageadas, na manhã desta segunda-feira (17), no Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), em Campo Grande.

“É um protocolo com procedimentos e condutas adequadas no atendimento à mulher vítima deste crime. Infelizmente, sabemos que até na Polícia Militar casos terríveis acontecem. Então criamos a cartilha para explicar a vítima que ela deve denunciar e que assim nós teremos uma pronta resposta”, afirma o comandante geral da PM/MS, Coronel Carlos Alberto David dos Santos.

A cartilha, conforme ele explica, partiu de um grupo chamado QSL (Quebrando Silêncio e Lendas), criado pelo próprio comandante, em 2013. “Nós discutimos estatísticas, como a agressão de uma mulher a cada 15 segundos no país, sendo que em 87% dos casos o agressor é uma pessoa na qual ela mantém ou já teve alguma relação de afeto”, diz o comandante.

Além do lançamento da cartilha, a instituição entregou o prêmio tenente-coronel Ana Neize Baltha 2014, para várias mulheres com papel de destaque no Estado. A Vice-Governadora, Simone Nassar Tebet participou da entrega dos prêmios e a Subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania Elza Maria Verlangieri Loschi, foi uma das homenageadas.

Evento contou com a presença de várias autoridades. Foto: Pedro Peralta
Comandante recebeu homenagem pela luta a favor da mulher na instituição. Foto: Pedro Peralta
Nos siga no