Capital

Polícia Militar ativa operação de fim de ano no Centro e áreas comerciais

Aline dos Santos | 01/12/2011 11:02

Além do Centro, que terá mais 237 policiais – sendo 150 a pé -, o reforço no efetivo vai chegar aos corredores comerciais dos bairros

Lançado hoje, reforço no policiamento vai até dia 5 de janeiro. (Foto: Simão Nogueira)
Lançado hoje, reforço no policiamento vai até dia 5 de janeiro. (Foto: Simão Nogueira)

A PM (Polícia Militar) deu início nesta quinta-feira à operação especial de fim de ano em Campo Grande. O reforço no efetivo vai até cinco de janeiro. Além do Centro, que terá mais 237 policiais – sendo 150 a pé -, o reforço no efetivo vai chegar aos corredores comerciais dos bairros.

“No fim de ano tem o aumento da atividade comercial, de compras de mercadorias e temos que reforçar o policiamento, para ter segurança, paz e tranquilidade”, afirmou o governador André Puccinelli (PMDB), que participou do lançamento da operação, realizado na Praça do Rádio.

Ao todo, serão mais 300 policiais por toda a cidade. De acordo com a PM, a operação, realizada desde 2009, reduziu o índice de criminalidade. No primeiro ano, a redução foi 24% no número de ocorrências se comparado a 2008. Em 2010, houve redução de furtos (32,3%),roubos a comércio (80%), furtos em coletivos e pontos de ônibus (66,6%).

Neste ano, o efetivo será ampliado com alunos do Cefap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) e policiais do setor administrativo. “Os alunos do curso de formação de sargento vão fazer a diferença neste período do ano. Tem um grande aumento do fluxo de pessoas e era preciso que o Estado se fizesse presente, coibindo ocorrência de crimes”, salienta o comandante da PM (Polícia Militar), coronel Carlos Alberto David dos Santos.

Além do quadrilátero central, formado pelas ruas 26 de Agosto, Rui Barbosa, Mato Grosso e Calógeras, os policiais vão atuar nos corredores comerciais dos bairros, como Nova Lima, Tiradentes, Moreninhas, Carandá Bosque. Além das avenidas que concentram agências bancárias: Eduardo Elias Zahran e Coronel Antonino.

O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) enfatiza que Campo Grande recebe muitos visitantes nesta época do ano. “A cidade é visitada por muitas pessoas do interior, como referência das novidades, com os novos shoppings, a Cidade do Natal”.

Os comerciantes vão receber o número do celular funcional dos policiais para manter contato direto em casos de crimes. Nas rondas, também serão utilizadas cinco viaturas e oito motocicletas. Os 9º e 10º batalhões - que atendem, respectivamente, as regiões do Segredo, Prosa, Anhanduí e Bandeira – terão reforço de 80 policiais.

Nos siga no