Capital

PM inicia visita a empresas de táxi para definir conteúdo de cursos na Capital

Fabiano Arruda | 08/09/2011 12:21

Cerca de 600 taxistas devem participar das aulas, que estão previstas para começar já na semana que vem

Taxistas e PM se reuniram hoje pela segunda vez em quatro dias. (Foto: João Garrigó)
Taxistas e PM se reuniram hoje pela segunda vez em quatro dias. (Foto: João Garrigó)
Comandante-geral da PM em MS diz que abordagens a táxis transcorrem "sem excessos".

A cúpula da Polícia Militar em Mato Grosso do Sul, representantes de empresas de táxi e integrantes da Assotaxi (Associação dos Taxistas Auxiliares de Campo Grande) fizeram na manhã desta quinta-feira, no Comando Geral de PM, em Campo Grande, a segunda reunião em quatro dias para debater estratégias de segurança a taxistas.

A principal deliberação do encontro foi que a PM inicia, entre hoje e amanhã, visitas a empresas de táxi para conhecer a rotina e os métodos de comunicação dos profissionais para, então, definir o conteúdo de cursos que serão ministrados à categoria.

A ideia central das aulas, que devem começar já na próxima semana, é orientar os taxistas em como proceder em situações de risco, bem como traçar mecanismos eficientes na comunicação dos profissionais com a Polícia Militar em casos como assaltos.

Os representantes das empresas Rádio Táxi, Coopertaxi e Modelo, que estiveram presentes na reunião, garantiram que o curso será obrigatório aos taxistas. A Assotaxi representa 601 trabalhadores.

Segundo o comandante-geral da PM em MS, coronel Carlos Alberto David dos Santos, foram 64 abordagens a taxis desde a última segunda-feira na Capital. Só no primeiro dia foram 37.

Conforme o coronel, o parâmetro para as abordagens realizadas até agora foi baseado na listagem dos bairros mais “problemáticos” apontados pela categoria. Nestas localidades, que a PM prefere não revelar, a orientação é que os policiais abordem todos os veículos.

Representantes de três empresas do segmento estiveram no encontro nesta manhã.

Para David, as ações transcorreram dentro da normalidade e não houve excessos por parte dos policiais. “As abordagens até agora mostram a compreensão de taxistas e passageiros, pois o momento é delicado”, diz.

Uma das sugestões debatidas na reunião foi que a corporação adote o mecanismo de comunicação que os taxistas utilizam para se integrarem do sistema.

Segundo Gil Soares, da Assotaxi, haverá ainda uma terceira reunião entre PM e taxistas. Ele considerou positivos os encontros realizados até agora, bem como as abordagens. “Eu mesmo fui abordado duas vezes já, uma delas nas Moreninhas. Os passageiros reagiram tranquilamente”, relata.

Já o presidente da associação, José Carlos Áquila, mostrou otimismo na integração com a Polícia Militar. "Prova disto é que um dia depois da primeira reunião com a PM o assassino do nosso colega foi preso", pontuou, mencionando a prisão de Wesley Oliveira dos Santos, de 18 anos, apontado como autor dos disparos que mataram o taxista Daniel Manoel Dudu no dia 26 de agosto.

“As ocorrências vão diminuir. Os resultados das reuniões têm sido produtivos. Sempre registramos média de 3 a 5 assaltos por dia, mas agora ‘aquietou’”, complementa, voltando a afirmar que os registros eram muito maiores porque grande parte dos taxistas não registravam boletim de ocorrência.

Nos siga no