Capital

‘Piscinão’ ganha muros para contenção ser entregue no próximo semestre

No início do ano, lago do Parque das Nações Indígenas transbordou durante temporal causando transtornos

Gabriela Couto | 27/06/2023 17:12
 ‘Piscinão’ ganha muros para contenção ser entregue no próximo semestre
Obra na nascente do córrego Reveilleau entra na fase de construção de muros de gabião. (Foto: PMCG)

A Prefeitura de Campo Grande deve entregar no próximo semestre a obra de amortecimento na nascente do Córrego Reveilleau, às margens da Avenida Mato Grosso. O local, conhecido popularmente como ‘piscinão’, fica no cruzamento com a Rua Hiroshima e deságua no lago do Parque das Nações Indígenas.

No começo deste ano, com as fortes chuvas, o lago transbordou e invadiu a Via Park, deixando o lugar intransitável. Para evitar novos episódios como este, muros de gabião para impermeabilização da estrutura estão sendo instalados.

Eles são constituídos por gaiolas metálicas, preenchidas com pedras britadas arrumadas manualmente e construídas com fios de aço galvanizados em malha hexagonal com dupla torção, isso garante que a estrutura seja drenável.

 ‘Piscinão’ ganha muros para contenção ser entregue no próximo semestre
Estruturas são formadas com gaiolas metálicas, preenchidas com pedras britadas. (Foto: PMCG)

A bacia terá as margens revestidas de gabião, com muros de contenção de até 4 metros de altura e foi planejada para regular o fluxo de águas pluviais que vão em direção aos lagos do Parque das Nações Indígenas.

O local é um grande reservatório de água com capacidade para cerca de 35 milhões de litros de água, capaz de reter a água coletada na drenagem dos bairros que ficam acima, como Vila Nascente, Carandá Bosque e Mata do Jacinto. A obra é realizada com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) II, da própria Prefeitura e da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

Nos siga no
Veja Mais