Capital

Percentual de endividados é o maior desde janeiro em Campo Grande

É a quarta alta consecutiva; só em janeiro, o percentual de endividados foi de 59,1%

Anahi Zurutuza | 12/06/2019 07:26
Movimento em loja no centro de Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Movimento em loja no centro de Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

O percentual de pessoas endividadas aumentou em junho (58,8%) em comparação com maio (54,1%) em Campo Grande, aponta a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), da CNC (Confederação Nacional do Comércio).

É a quarta alta consecutiva. Só em janeiro, o percentual de endividados foi de 59,1%. O índice também é maior neste ano se comparado a junho de 2018, quando 53,5% estavam com dívidas.

“As pesquisas anteriores da própria CNC indicavam aumento na intenção de consumo e esse pode ser um dos motivos do crescimento desse percentual, já que estamos falando de pessoas endividadas e não inadimplentes”, explica a economista do IPF-MS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio de Mato Grosso do Sul), Daniela Dias, via assessoria de imprensa.

A especialista afirma que é necessá rio consumir com consciência. “Consumir dentro das possibilidades e sem prejudicar o orçamento doméstico, pois estamos num processo de recuperação da economia, que ainda se faz frágil”.

O número dos que estão com contas em atraso também aumentado – de 28,4% em maio para 30,6% em junho –, enquanto o índice dos que não têm condições de pagar manteve-se estável (caiu de 12,9% para 12,7%).

Cartão de crédito (66,2%), carnês (20,6%) e financiamento de casa (14%) são os principais tipos de dívida.

Nos siga no