Capital

Pedidos aos bombeiros para vistorias mostram preocupação de empresários

Aliny Mary Dias | 29/06/2014 08:12

Do começo do ano até agora, 1,8 mil estabelecimentos comerciais, prédios e condomínios residenciais de Campo Grande procuraram o Corpo de Bombeiros em busca de vistorias. A média de 300 chamados por mês, só da região Centro e Norte da Capital, chama a atenção e revela o aumento da preocupação preventiva de comerciantes e síndicos.

Responsável pela seção de serviços técnicos da região que compreende o maior número de comércios e prédios da cidade, o major Washington Douglas de Oliveira conta que os números de chamados têm aumentado em razão de casos de repercussão como grandes incêndios.

Em todas as vistorias deste ano, a corporação emitiu 751 notificações, uma média de 125 por mês. Na maioria dos casos, segundo o major, as notificações ocorrem em razão da falta ou validade vencida de extintores, falta de sinalização de emergência e portas corta fogo, em caso de prédios.

A vistoria é fundamental para que os empresários obtenham a certificação e o alvará de funcionamento dos estabelecimentos. Em caso de notificações, os proprietários precisam se adequar às regras e caso haja uma nova notificação podem ser multados.

“Nós temos as vistorias ordinárias, quando os próprios locais nos chamam, temos aquelas que partem de denúncia e as extraordinárias que ocorrem em casos extremos, quando percebemos que a situação precisa de maior atenção”, explica o major.

Para atender toda a demanda, três equipes de militares são responsáveis por visitar os locais e fazer as vistorias. Outra tática usada pelos bombeiros é fazer a vistoria em estabelecimentos vizinhos ao daquele que solicitou a fiscalização.

“Fazemos isso porque muitos se preocupam em fazer a vistoria por prevenção, mas às vezes alguns comerciantes vizinhos não nos procuram e acabam prejudicando. Por isso, nós fazemos essas vistorias em estabelecimentos da região e procuramos abranger a vizinhança”, explica o major.

De todas os requerimentos de vistoria e notificações, o Corpo de Bombeiros emitiu 1.071 mil certificados que garantem a emissão de alvarás de funcionamento. Para mais detalhes sobre vistorias, o número do Corpo de Bombeiros é 3318-4660 ou então o 193.

Nos siga no Google Notícias