Capital

Parada de doação de órgãos acontece sábado na capital

Sindicato dos Médicos de MS, SES e Central Estadual de Transplantes se unem em campanha

Danielle Errobidarte | 28/01/2020 10:10
Ação acontecerá nos cruzamentos da Rua 14 de Julho com Avenida Afonso Pena. (Foto: Paulo Francis)
Ação acontecerá nos cruzamentos da Rua 14 de Julho com Avenida Afonso Pena. (Foto: Paulo Francis)

A "Parada de Doação de Órgãos" será realizada pela primeira vez na capital este fim de semana. No sábado (1), a ação será realizada na esquina da Avenida Afonso Pena com a 14 de julho, das 8h às 11h.

Inspirados em casos de sucesso no estado, a Central Estadual de Transplantes (CET), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Sindicato de Médicos de Mato Grosso do Sul (Sinmed MS) se reuniram para conscientizar sobre a liberação da doação por parte da família.

O presidente do Sinmed, Marcelo Silveira afirma que a conscientização por parte dos médicos tem o objetivo de ajudar na explicação da importância de doadores. "Pretendemos realizar eventos sobre o assunto durante todo o ano de 2020 e não somente no Setembro Verde, mês de conscientização".

Já a coordenadora do CET, Claire Miozzo explica que a morte encefálica de pacientes começa nos hospitais, nas urgências e emergências. "As famílias precisam de acolhimento e humanização e isso envolve médicos, enfermeiros e assistentes sociais".

Ainda segundo Claire, em 2019 foram feitos 205 transplantes de córnea, 21 de rim e 2 de osso , só em Mato Grosso do Sul. As doações para outros estados foram de 5 corações, 33 córneas, 20 fígados, 2 pâncreas e 76 rins.

Nos siga no