Capital

Para turma dos organizados, primeiros dias do ano são para pagar as contas

Viviane Oliveira | 04/01/2011 09:29
Ano começa com movimento maior na Central de Atendimento ao Cidadão para quem busca organização das contas. (Foto: João Garrigó)
Ano começa com movimento maior na Central de Atendimento ao Cidadão para quem busca organização das contas. (Foto: João Garrigó)

Começo de ano, época de chegar os carnês, IPTU, IPVA, contas que, aliadas aos compromissos do dia-a-dia, tornam o início de ano uma época em que a organização é mais do que necessária. Em Campo Grande, os primeiros dias úteis de 2011 revelam a preocupação dos que não querem deixar tudo para a última hora.

O pintor Daniel Manuel de Souza, 45 anos, estava na Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) nesta segunda para dar entrada no seguro-desemprego. Ele conta que trabalhava há dez anos em uma empresa que presta serviço de reforma e deixou o emprego agora.

Daniel vai usar o dinheiro do FGTS para saldar os compromissos de início de ano. “Quitei minhas dívidas. No começo do ano as coisas apertam um pouco”.

Para outras pessoas, é hora de saldar os compromissos e ficar tranquilo.O professor de artes, Orlando Lúcio, 57 anos, já procura se organizar antes de acabar o ano anterior. Ele conta que a primeira coisa quando recebe o 13º é destinar parte do dinheiro para as contas de começo de ano. “Todo ano eu prefiro pagar os carnês a vista e aproveitar os descontos”, conta o professor.

Ele já havia pago o IPVA à vista e estava na Central de Atendimento ao Cidadão,na segunda-feira, para pagar o IPTU à vista.

Em Campo Grande, quem preferir quitar o tributo dessa forma tem desconto de 20%. “É muito caro, e os descontos não compensam, prefiro parcelar que não pesa muito no meu bolso”, conta a advogada Adelaide Vieira, 65 anos.

Adelaide é autônoma e, por conta disso, começa a se planejar sempre no 2º semestre. “Gosto de começar o ano com as contas em dia nada de muitos gastos na festas de fim de ano”, disse Adelaide.

IPTU- Os carnês do IPTU 2011 começaram a ser distribuídos para a casa dos contribuintes ontem (03),e vai até dia 18 de janeiro. Após essa data, o contribuinte que não recebeu a cobrança do IPTU deverá solicitar a segunda via por meio do telefone 156. Quem pagar a vista terá desconto de 20% e concorrerá a prêmios.

Com o dinheiro do FGTS, Daniel quitou as dívidas de começo de ano (Foto: João Garrigó)

IPVA- Contribuintes que não receberam o carnê do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) até 31 de dezembro já pode acessar a página da Sefaz (Secretária de Estado de Fazenda) na internet (www.sefaz.ms.gov.br) para emitir a guia de pagamento e depois deve verificar junto ao Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) as informações sobre o endereço para envio do documento. O boleto também pode ser emitido em uma das Agenfas (Agências Fazendárias).

Correntista do Banco do Brasil podem efetuar o pagamento pela Internet. Quem optar pelo pagamento a vista terá 10% de desconto, ou pode parcelar em até três vezes.

Matriculas escolares- Para os pais que não fizeram as matriculas em escolas particulares, o prazo vai até o início das aulas, em fevereiro, ou até enquanto houver vagas.

Para matrículas na Reme (Rede Municipal de Ensino), o segundo período tem início hoje, e segue até dia 16 de janeiro. A Semed (Secretaria Municipal de Educação) divulgará a relação das escolas em que os alunos matriculados deverão estudar no dia 25 de janeiro. Já a efetivação da matrícula vai de 25 a 28 de janeiro.

Já para a rede estadual de ensino o período de pré-matrícula termina na próxima sexta-feira, dia 7 de janeiro. As inscrições podem ser feitas somente pela internet. O segundo prazo será entre os dias 9 e 28 de janeiro.

A partir do dia 9 e até o dia 30, os estudantes poderão consultar para qual escola foram designados e irem até o local fazer a matrícula, munidos dos documentos exigidos na ficha de inscrição.

Para fazer a pré-matrícula, o estudante deve acessar os sites

Nos siga no