Capital

Para se livrar de entulho, moradores jogam até carcaça de fusca na rua

Mariana Lopes | 10/06/2013 17:03
Galhos impedem visibilidade na avenida Prefeito Heráclito Diniz de Figueiredo, no bairro Estrela do Sul  (Foto: Marcos Ermínio)
Galhos impedem visibilidade na avenida Prefeito Heráclito Diniz de Figueiredo, no bairro Estrela do Sul (Foto: Marcos Ermínio)
Aproveitando o entulho, moradores jogaram até máquina de lavar (Foto: Marcos Ermínio)

Os matos e galhos deixados há quase uma semana à beira da avenida Prefeito Heráclito Diniz de Figueiredo, na região do bairro Estrela do Sul, em Campo Grande, após a limpeza dos canteiros, feita pela Prefeitura, têm preocupado os moradores, principalmente por causa da segurança no trânsito.

Os entulhos foram depositados na avenida após a limpeza dos canteiros feita pela Prefeitura, na quarta-feira da semana passada, dia 5 de julho. “Tem até máquina de lavar roupa, por causa do mato, os moradores acham que também podem jogar lixo, esperando a Prefeitura recolher”, comenta um morador da região, o funcionário público Lorival Pereira, 39 anos.

Mas a preocupação mesmo é em relação ao perigo no trânsito que os entulhos geram. Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Estrela do Sul, João Marcelo Pereira, 40 anos, os matos e galhos, que ocupam praticamente uma faixa inteira em determinados trechos da avenida, atrapalham a visibilidade dos motoristas.

Carcaça de fusca também foi jogado no canteiro (Foto: Marcos Ermínio)

“O índice de acidentes aqui já é alto, principalmente em horários de pico, e os entulhos estão em pontos difíceis de visualização, como curvas”, reclama João Marcelo.

O presidente da Associação dos Moradores do Campo Dourado e Center Parque, bairros vizinhos, Paulo César Lima, 43 anos, pontua que a avenida dá acesso a vários outros bairros de Campo Grande e por isso o fluxo de veículos é grande. “O que aumenta o risco de acidentes”, observa.

Segundo os moradores, está é a segunda vez que neste ano que a Prefeitura faz a limpeza dos canteiros e deixa os entulhos acumulados há mais de uma semana.

Mais lixo – Por outro lado, os próprios moradores contribuem com o acúmulo de lixo na região. Nos mesmo canteiro, a carcaça enferrujada de um fusca foi depositada por um morador.

Ao final da avenida Prefeito Heráclito Diniz de Figueiredo, na região do bairro Morada Verde, lixo domiciliar é amontoado no canteiro.

Lixo domiciliar no canteiro ao final da avenida, no Morada Verde (Foto: Marcos Ermínio)

A dona de casa Vânia Martins, 29 anos, mora bem em frente ao “depósito” de resíduos e garante que está cada vez mais difícil conviver com a sujeira. “Junta mosquito e rato, sem falar no mau cheiro que fica”, reclama.

De acordo com o cronograma de limpeza dos bairros da Prefeitura, os canteiros da avenida Ernesto Geisel e Prefeito Heráclito Diniz de Figueiredo ainda estão sendo capinados.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a limpeza dos canteiros é feita por uma equipe e posteriormente outra passa pelos locais já limpos para recolher os entulhos.

Na avenida Prefeito Heráclito Diniz de Figueiredo o recolhimento dos entulhos deve ocorrer até o final desta semana, conforme informações da assessoria de imprensa da Prefeitura.

Nos siga no