Capital

Para revitalização, Espaço Energisa ficará temporariamente em shopping

Nyelder Rodrigues | 12/01/2018 22:17

Localizado na avenida Afonso Pena, nº 3.901, o Espaço Energisa vai temporariamente ganhar um novo endereço, para que o atual prédio passe por revitalização. Entre os dias 13 e 28 de janeiro, o espaço poderá ser visitado no Shopping Campo Grande, segundo piso, próximo a agência lotérica.

Lá, serão feitos feitos parte dos experimentos físicos que atraem a curiosidade dos visitantes e estarão à disposição de quem passar pelo local. Todos vão poder, de forma lúdica e interativa, os equipamentos que tornam a 'eletricidade' um assunto ainda mais interessante.

Entre eles está o "Gerador de Van de Graaff, máquina que produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade que, consequentemente, se repetem.

Outro aparelho é a bicicleta geradora de energia, que mostra a potência necessária para energizar um aparelho elétrico. O esforço ao pedalar a bicicleta dará uma noção, de forma muito didática, de como é grande a diferença de potência entre alguns aparelhos elétricos.

Outro item exposto é o "princípio da pilha com energia humana", que demonstra que geramos energia e que ao colocar as duas mãos sobre o medidor fechamos um circuito, como uma "pilha humana". Além disso, estará no espaço a "Máquina de Wimshurst", máquina eletrostática que gera cargas elétricas, por meio do fenômeno da indução eletrostática.

O Espaço Energisa no shopping contatá também com o óculos 360 graus, que ensina como evitar o desperdício de energia em cada ambiente de uma casa, e com o "Globo de Plasma", que mostra para os visitantes da exposição a evolução dos elétrons em um globo e o que é um plasma.

Nos siga no Google Notícias