Capital

Para moradores, conclusão da Avenida Rita Vieira movimentará bairro

Projeto foi anunciado dia 24, durante vistoria feita pelo governador e pelo prefeito no Parque Ayrton Senna e Guanandizão

Fernanda Palheta | 26/01/2020 17:59
Fim da Avenida Rita Vieira que dá acesso a Avenida Guaicurus, no Bairro Itamaracá (Foto: Paulo Francis)
Fim da Avenida Rita Vieira que dá acesso a Avenida Guaicurus, no Bairro Itamaracá (Foto: Paulo Francis)

A conclusão dos dois quilômetros restantes da Avenida Rita Vieira, entre as Avenidas Frida Puxin e Guacurus, além de desafogar o trânsito da Avenida Gury Marques, é vistos pelos moradores da região como uma forma de movimentar o bairro.

Parte de um pacote do Governo do Estado, a obra prevê a criação de um novo acesso para o bairro Moreninhas, que hoje só é ligado ao Centro da Capital pelo Avenida Gury Marques. No trecho serão investidos aproximadamente R$ 2,5 milhões.

A primeira etapa ficará sob responsabilidade da Prefeitura e criará uma rota alternativa de acesso aos bairros Universitário, Santa Eugênia, Jardim Itamaracá e Rouxinóis. Moradora do bairro Rita Vieira há mais de 30 anos, a diarista Ivonete Modros dos Santos, de 56 anos, conta que esse sempre foi o objetivo."Esse projeto não é de hoje, desde quando eu mudei se fala nesse acesso", lembra.

No trecho onde a Avenida não foi concluída a pista é simples (Foto: Paulo Francis)

"Mas mesmo sem a conclusão da Avenida muita gente usa esse trecho para atravessar para bairros da região sul", relata. "Hoje nos horários de pico, das 6h30 às 9h e a partir das 17h é impossível atravessar a rua", completa.

Ela também reclama do da insegurança no trecho. "Tem muito acidente. Vira uma rua só, com uma única mão e as pessoas andam na contramão. Tem acidente direto", explica. Ivonete ainda avalia que a finalização da obra trará mais movimento para o bairro. "Vai ser ótimo pra gente porque vai trazer mais comércio", completa.

Essa também é a expectativa do dentista Felipe Frassino, de 35 anos, mora na região desde 2012. "Vai aumentar o fluxo de pessoas passando por aqui e com isso pode começar a ter mais comércio e movimentar mais o bairro", aponta.

Auxiliar industrial Ademar de Jesus, de 37 anos, mora no Jardim Itamaracá (Foto: Paulo Francis)

Para o auxiliar industrial Ademar de Jesus, de 37 anos, que mora no fim do trecho, próximo a Avenida Guaicurus, no Jardim Itamaracá, o conclusão da obra facilitará o acesso ao Centro. "Para ir para o Centro eu tenho que ir até o Terminal Guaicurus de pegar a Avenida Gury Marques, por aqui dá para ir até a Avenida Zahran", explica.

Já a conclusão total da obra, com acesso até as Moreninhas, pode mudar a rotina da família, adianta. "Se tiver um acesso facilitaria para chegar nas Moreninha que hoje tem de tudo e é quase uma Capital dentro de Campo Grande", avalia.

Nos siga no