Capital

Para evitar aglomeração, igreja amplia para dois dias bênção de canetas do Enem

Durante todas as celebrações, os estudantes podem levar as canetas que serão usadas na prova

Viviane Oliveira e Bruna Marques | 13/01/2021 11:39
Canetas abençoadas são oferecidas para o estudante ou familiar que esqueceu de levar (Foto: Henrique Kawaminami) 
Canetas abençoadas são oferecidas para o estudante ou familiar que esqueceu de levar (Foto: Henrique Kawaminami) 

Com a capacidade restrita a 80 pessoas, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro expandiu, para evitar aglomerações, em dois dias as missas e novenas para abençoar as canetas de candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Durante todas as celebrações desta quarta-feira (13) e quinta-feira (14), os estudantes podem levar as canetas que serão usadas na prova. 

Segundo o reitor do santuário, padre Reginaldo Padilha, a benção das canetas já é tradição na época do Enem, mas acontecia somente na quinta-feira que antecede o exame. Por causa da pandemia, o serviço foi ampliado para quarta-feira também.“Essa benção é para que eles possam ter tranquilidade, manter a calma, ter o controle emocional para fazer uma boa prova”, disse o padre. 

Padre explica como vai funcionar as bênçãos da caneta (Foto: Henrique kawaminami) 

Hoje e amanhã, explicou Reginaldo, acontece a benção para aqueles que vão fazer o Enem presencial. “Para quem vai fazer o Enem on-line, nós vamos fazer também uma benção virtual. Isso não impede de o aluno vir aqui no santuário. Mas nós vamos disponibilizar nas plataformas digitais uma benção para eles e para as canetas”. 

Quem for à missa e esquecer de levar a caneta não tem problema. “Nós disponibilizamos canetas para aqueles que não trouxeram. Mas pedimos para que tragam, porque toda caneta tem sua história”. 

Giovana Vargas já estuda numa faculdade particular, mas quer tentar vaga em universidade pública (Foto: Direto das Ruas) 

Hoje de manhã, segundo o padre, houve bastante procura. “Na novena das 6h e das 7h tiveram bastante gente. Muitas mães. Os candidatos às vezes não conseguem vir. A mãe é aquela que está sempre intercedendo pelo filho. Assim como Nossa Senhora intercede por cada um de nós, toda mãe intercede pelo seu filho. Várias mães vieram pedir e rezaram pelos seus filhos”, completou o padre. 

A acadêmica Giovana Vargas foi uma das que levou a caneta para receber a benção. Ela já faz faculdade numa universidade particular, mas pretende conseguir uma vaga na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). “Com fé em Deus e com meu conhecimento vou conseguir passar para o curso de Farmácia”, contou. 

Nesta quarta-feira, as novenas começaram às 6h e vão até as 21h. Já amanhã, as Missas do Santíssimo serão celebradas em três horários: 9h, 15h e 19h. O santuário fica na Avenida Afonso Pena, nº377, no Bairro Amambaí. O Enem 2020 terá uma versão impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Nos siga no