Capital

Para apoiar investigações, delegados abraçam prédio da Polícia Federal

Eles também pedem a aprovação urgente da PEC 412

Bianca Bianchi | 18/03/2016 16:37
Grupo se reuniu em frente ao prédio da Polícia Federal em Campo Grande (Foto: Divulgação/PF)
Grupo se reuniu em frente ao prédio da Polícia Federal em Campo Grande (Foto: Divulgação/PF)

Pelo menos 20 delegados da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul de Campo Grande e de cidades do interior, como Três Lagoas e Dourados, realizaram, na tarde desta sexta-feira (18), ato em apoio aos delegados coordenadores e suas equipes da Operação Lava Jato e pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 412, que garante autonomia à instituição.

O movimento é organizado pela ADPF (Associação dos Delegados da Polícia Federal) e ocorreu quase que simultaneamente nas superintendências regionais de todos os estados brasileiros. De acordo com a Associação, atualmente, MS tem 50 delegados ativos no estado.

Na sede da PF em Campo Grande, localizada na Vila Sobrinho, o grupo se reuniu por volta das 14h e realizou um ato simbólico, abraçando o prédio da instituição.

Além de apoiar os delegados e equipes da Lava Jato, delegados pedem aprovação da PEC 412 (Foto: Divulgação/PF)

O grupo carregava faixas e cartazes contra a corrupção e também pedindo a aprovação da PEC 412, que, de acordo com delegado Fernando Rocha Rodrigues da Silva, é um importante instrumento na briga da PF pela sua autonomia administrativa, funcional e orçamentária.

"Quem decide os investimento da Polícia Federal, hoje, é o Ministério da Justiça, ou seja, o Governo. Nós queremos ter autonomia para decidir a aplicação do nosso recurso, porque isso também impacta nas investigações. A ideia é que a própria direção da PF repasse para cada superintendencia os valores para que comprem equipamentos, contratem mais gente", explicou Rocha.

A PEC 412 tramita na Câmara dos Deputados desde 2011 e está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Nos siga no