Capital

Para ajudar na acessibilidade, adultos com deficiência aprendem sobre trânsito

Flávia Lima | 16/07/2015 13:12
Alunos aprendem regras de trânsito através de ações culturais. (Foto:Divulgação)
Alunos aprendem regras de trânsito através de ações culturais. (Foto:Divulgação)

Para ampliar a acessibilidade e auxiliar na mobilidade de pessoas com deficiência, servidores da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) realizaram uma oficina lúdica para 30 alunos da Aseaden (Associação Especial de Atendimento ao Deficiente Mental), que aprenderam regras de trânsito através de jogos e brincadeiras.

A ação foi desenvolvida pelo Clube do Setinha, que levou apresentações teatrais e exibições de vídeos que retratam questões relacionadas à segurança viária. Além disso, foram disponibilizados jornais e materiais informativos para serem desenvolvidos com os alunos durante o cronograma educacional da instituição.

A visita dos técnicos da Agetran a entidade partiu da assistente social da Aseaden, Milka de Aguiar Pereira, que revelou que 90% das pessoas assistidas pela instituição utilizam o transporte público e costumam passar por dificuldades no trajeto entre a casa e a entidade . “Como eles são deficientes, sofrem problemas de acessibilidade nas ruas e é extremamente importante terem essa noção de como se comportar no trânsito, para evitar acidentes e mortes”, ressaltou Milka.

Um dos temas frisados durante as apresentações, foi a obrigatoriedade do cinto de segurança. “Estamos conversando muito sobre isso, mas já deveria ser rotina. Temos que ter a cultura de não transportar ninguém no veículo sem cinto de segurança”, disse Ivanise Rotta, chefe da Divisão de Educação da Agetran.

Com a meta de atender este ano mais de quatro mil crianças em eventos e nas escolas, o Clube do Setinha é voltado às crianças de 4 a 12 anos para despertar conceitos de segurança e cidadania no trânsito.

Nos siga no