Capital

Para agilizar demanda de reparos, prefeitura amplia serviço de teleatendimento

Flávia Lima | 08/06/2015 08:40
Número de atendentes aumentou, assim como o horário para receber as solicitações. (Foto:Divulgação)
Número de atendentes aumentou, assim como o horário para receber as solicitações. (Foto:Divulgação)

Com o objetivo de agilizar o atendimento à população e os serviços de reparos na Capital, a Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) está ampliando o sistema de teleatendimento pelo qual são registradas as solicitações de serviços de manutenção como trocas de lâmpadas em postes, limpeza de vias públicas e cascalhamento de ruas não asfaltadas.

De acordo com a diretora de TI da Seintra, Silvana Barbosa do Nascimento, existiam apenas dois números de telefone e dois atendentes, trabalhando em horário comercial, número que passou para cinco pessoas à disposição, além da ampliação do horário de atendimento para às 21 horas.

Os pedidos podem ser feitos através dos números 3314-1110, 3314-1116, 3314-3676 e 3314-3675. Ao ligar, o reclamante recebe um número de protocolo, que comprova seu atendimento e que permite o acompanhamento da demanda. "Muitas vezes uma certa rua pode apresentar algum problema e não conseguimos detectar. É por isso que o campo-grandense tem um papel importantíssimo na identificação das áreas que precisam de reparo, o que deve ser feito por meio da formalização das reclamações no sistema de teleatendimento", destaca o secretário de Infraestrutura Valtemir Alves de Brito.

Além do serviço de teleatendimento, a ele explica que a Seintrha conta com uma equipe que faz uma varredura diária nos pedidos de reparos registrados pela imprensa, que ao serem identificados, passam a integrar o sistema de intranet (comunicação interna) da secretaria, de forma que possam entrar no cronograma de manutenção.

As solicitações também chegam através de assessorias comunitárias, ofícios, documentos vindos da Câmara e da Assembleia Legislativa e até da recepção da Seintrha. A maioria dos pedidos, no entanto, chega por telefone, por isso o sistema de teleatendimento vem passando por melhorias para suportar a demanda de solicitações.

Novo sistema - Além do serviço de teleatendimento, a Seintrha vai lançar na primeira quinzena de junho, uma nova plataforma para o recebimento das demandas de limpeza e conservação, totalmente informatizado e online. Chamado Gsol, a nova interface permite a qualquer cidadão o envio de pedidos de manutenção também pela Internet, inclusive com a possibilidade de disponibilizar no sistema imagens da área que precisa de atenção do poder público.

O sistema já passou da fase de testes e tem recebido dados das ligações do teleatendimento no novo sistema desde fevereiro. Após a implantação do sistema, em fevereiro deste ano, quase 12 mil reclamações foram registradas entre os dias 10 de fevereiro e 27 de maio.

Deste total, 7.579 já foram finalizadas e 3,6 mil já foram gerenciadas aos setores responsáveis. "Temos um valor de 63,43% solicitações já atendidas num espaço menor que três meses. Com todas as reclamações feitas diretamente no Gsol, temos como melhorar mais ainda este indicativo", conclui Silvana.

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