Capital

Ordem para assaltar casa de rapaz baleado partiu do presídio

Ação foi toda orquestrada por internos do local. Antes, o trio de assaltantes tentou roubar uma casa na Vila Carvalho

Nyelder Rodrigues | 08/01/2013 21:36
William foi preso por participar do roubo que terminou com uma vítima baleada. O crime foi articulado todo dentro do Presídio de Segurança Máxima da Capital (Foto: João Garrigó)
William foi preso por participar do roubo que terminou com uma vítima baleada. O crime foi articulado todo dentro do Presídio de Segurança Máxima da Capital (Foto: João Garrigó)

Foi preso nesta tarde e apresentado à imprensa nesta noite um dos três assaltantes envolvidos no roubo a uma casa na Vila Neusa, em Campo Grande,  na noite de segunda-feira (7). Uma das vítimas foi baleada no peito.

William Rodrigues de Souza, de 23 anos, dirigiu o carro Gol modelo antigo, usado para levar os outros dois assaltantes, que são menores de idade, até a casa da vítima e dar apoio durante o roubo.

Ele contou à reportagem que as ordens e coordenadas para o crime foram todas dadas de dentro do Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, por integrantes da facção criminosa PCC.

William, que é funileiro e adesivador de veículos, não têm passagens pela polícia, mas o irmão dele está preso por roubo e tráfico de drogas. Além disso, ele explicou que não conhecia os outros dois adolescentes, e que só se encontraram para o roubo, orquestrado todo de dentro do presídio.

“Me ofereceram R$ 1 mil só para levar os outros dois. Aí só fui seguindo as coordenadas por telefone, nem sabia que o rapaz tinha levado um tiro. Entrei nessa porque precisava de dinheiro para casar”, revelou.

William também contou que antes de irem até a casa onde começou o caso, foram até a Vila Carvalho, onde iam roubar outra casa em que haveriam jóias. Entretanto, algo aconteceu e o plano falhou, partindo o trio para a Vila Neusa, próximo à UCDB.

O jovem foi preso nesta tarde por policiais civis da Derf (Delegacia Especializada em Roubos e Furtos, na região do bairro Pioneiros. Próximo dali, em um chácara abandonada na baixada da rua Gaspar Lemos, foi encontrada a moto da vítima, uma Honda CB300.

Vários outros objetos foram apreendidos com William, entre eles uma folha, impressa em uma Lan House, com a reportagem sobre o caso, publicada nesta manhã pelo Campo Grande News. Ele disse que não sabe o que seria feito com as vítimas, nem com os veículos roubados.

Motocicleta da vítima estava escondida em uma mata dentro de uma chácara abandonada no região da baixada do bairro Pioneiros. Ela foi recuperada pelos policiais da Derf, que prenderam um dos participantes do crime (Foto: Nyelder Rodrigues)

Crime – Um rapaz de 23 anos e a namorada dele, de 22, estavam em casa, quando por volta das 23h foram rendidos pelos assaltantes, que reviraram a casa a procurada de objetos de valor. Os assaltantes carregaram o carro da vítima, um EcoSport, com aparelhos eletrônicos, roupas e tênis roubados da residência.

Em seguida, colocaram a mulher amarrada no porta-malas do carro e o rapaz no banco do passageiro. Um dos bandidos armado, menor de idade, assumiu a direção e deixou o local com o casal, enquanto o outro adolescente fugiu levando a moto da vítima.

No trajeto, o rapaz teria ouvido em conversa pelo celular que seria morto. Diante do fato ele reagiu, atacando o bandido. Os dois começaram a lutar, e o assaltante, armado, acabou atirando contra o peito da vítima.

Após o disparo, o bandido parou o carro na avenida Marechal Deodoro, região do bairro Nova Bandeirantes e fugiu deixando a arma, um revólver calibre, com a vítima. Um homem em um veículo Pálio vermelho estava passando pelo local e prestou socorro ao casal, que foi encaminhado até o posto de saúde do Guanandi.

O rapaz baleado teve que ser levado para a Santa Casa. Ele passa bem e não corre risco de morte, mas a bala segue alojada no peito dele. Em depoimento, a vítima relata que a arma do bandido ficou dentro do carro do homem que prestou socorro. A polícia pede que ele compareça a uma delegacia e entregue o revólver. Os dois adolescentes envolvidos no roubo já foram identificados e estão sendo procurados.

Nos siga no