Capital

Ônibus climatizado é "sorte" e nem sempre funciona, dizem usuários

Quatro carros com ar condicionado circulam pela cidade, mas apenas para reforçar as linhas, e nem sempre com aparelhos ligados, conforme denúncia

Bruna Kaspary | 16/03/2018 11:31
Pela manhã, ônibus da linha 082 circulava com o ar condicionado ligado normalmente (Foto: Marina Pacheco)
Pela manhã, ônibus da linha 082 circulava com o ar condicionado ligado normalmente (Foto: Marina Pacheco)

Entre os 579 ônibus da frota de coletivos de Campo Grande, quatro veículos equipados com ar-condicionado circulam, mas têm provocado reclamação de passageiros por não estarem com o aparelho ligado durante todo o período que estão na rua, apesar do calor de mais de 30 graus que tem feito na cidade. Quem anda nos coletivos acredita que essa é uma recomendação das viações para economizar combustível.

O operador de loja José Carlos Moraes, de 24 anos, confirma que duas vezes embarcou no carro que atende a linha 061 recentemente o ar-condicionado estava desligado. "Era umas 18h, estava muito cheio, o pessoal tinha que abrir as janelas. Ontem peguei ele com o ar ligado", pontua".

Lucas Rodrigues, de 19 anos, usa a linha 224 saindo da Vila Nasser, e afirma que pela manhã, sempre no mesmo horário pega o carro que tem ar condicionado, mas durante o resto do dia ele nunca encontrou o veículo climatizado. "Eu volto em diversos horários, mas nunca o vi. Acho que deve voltar para a garagem", especula o jovem, que trabalha como analista de projetos.

A doméstica Dirce Candóia, de 32 anos, completa ainda dizendo que todo dia de manhã pega o ônibus da linha 082, mas sempre está desligado. "Eu tenho certeza de que é o mesmo ônibus, porque é sempre no mesmo horário e o ar tá desligado. Outro dia o peguei na volta, às 16h20, e estava ligado".

"Algumas pessoas comentam que têm ar-condicionado em algumas linhas, mas eu nunca consegui perceber, porque sempre as janelas estão todas abertas", afirma a arquiteta Diana Velasques, 26 anos, usuária do transporte diariamente. Ela costuma pegar a linha 070, que tem um veículo com climatização.

Consórcio afirma que as janelas devem permanecer fechadas para que ar condicionado seja efetivo (Foto: Marina Pacheco)

Os veículos estão nas ruas desde maio de 2016. A equipe do Campo Grande News ficou duas horas, entre 7h e 9h na esquina das ruas Afonso Pena e Rui Barbosa, por onde passam três das quatro linhas com esses ônibus. Durante esse período, considerado horário de pico, o ônibus da linha 082, que faz a rota Terminal Aero Rancho ao Shopping Campo Grande, passou duas vezes pelo ponto.

Outra linha, a 061 B, que sai do Terminal Moreninhas e também vai para o shopping, passou uma vez buscando os passageiros e, na segunda, às 8h24, já estava com o letreiro escrito "Recolhe", quando ele volta para a garagem. Outro ônibus, que atende a linha 224 – Santa Luzia / Vila Nasser, passou apenas uma vez.

Um dos colaboradores de um blog que monitora o transporte coletivo em Campo Grande, que pediu para não ter identidade divulgada,  afirma  que o acompanhamento feito indica que os ônibus só vão para as ruas nos horários em que há uma quantidade muito grande de pessoas usando os coletivos "Fazem isso para economizar combustível e por conta de a manutenção ser cara", diz.

O Consórcio Guaicurus afirma que a informação "não é consistente", e que os carros circulam normalmente pela cidade. Em relação ao ar condicionado ser desligado, o principal problema seria por conta dos usuários, que ao entrarem no veículo abrem as janelas, impactando no desempenho do aparelho.

 

Nos siga no